Técnicas de restauração de madeira manchada

Escrito por kathy eastwood | Traduzido por guilherme feitoza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de restauração de madeira manchada
Um móvel pode precisar de uma limpeza e reparos ao invés de um novo acabamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dar um novo acabamento ou reparar é uma decisão que todos devemos tomar para manter a boa aparência da mobília. Dar um novo acabamento à mobília é uma opção se o verniz da peça estiver rachando ou saindo após a limpeza. De qualquer forma, se o acabamento tiver manchas de água, crosta de cera ou áreas desgastadas, o reparo é a melhor solução, geralmente com uma boa limpeza ou um pouco de retoque de verniz nas áreas desgastadas.

Outras pessoas estão lendo

Limpando

Um limpador de mobília com solução de detergente e água ajuda a trazer de volta a peça se a poeira e a sujeira estiverem manchando-a. Mergulhe um pano macio no líquido e esfregue suavemente a superfície, torcendo o pano algumas vezes para evitar espalhar a sujeira. Seque a área com um pano macio.

Se notar que o verniz está sumindo em algumas áreas quando limpas ou se estiver vendo verniz descoberto, aplique um limpador à base de solvente como naftalina ou aguarrás. Estes limpadores devem ser usados em áreas externas e bem ventiladas. Nunca use próximo de chamas já que é inflamável. Nafta ou aguarrás funcionam bem com crosta de gordura e resíduos de graxa. Aplique uma cera em pasta para dar brilho e realçar o verniz.

Técnicas de restauração de madeira manchada
Para adicionar brilho à mobília, aplique verniz (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Removendo riscos

Aplicar um marcador de toque para mobília na cor do verniz de sua peça é um modo fácil de reparar riscos. Estes produtos funcionam da mesma maneira que marcadores permanentes. A diferença é que estes contêm verniz e polimento que se misturam com o resto da peça. Compre sempre um com a cor mais parecida possível com a do verniz original.

Os bastões de cera são outra alternativa para reparar riscos. Estes são vendidos em uma grande variedade de cores. Eles preenchem o risco, tornando-os imperceptíveis. Este produto provê reparos rápidos, não reparando completamente o risco, mas tornando-os menos notáveis.

Consertando grandes riscos

Se tiver uma área grande riscada em sua peça, ela precisa de verniz novo. Limpe a peça com naftalina ou detergente e seque com um pano macio. Aplique um verniz de óleo pigmentado o mais próximo da cor original possível usando um pano macio e remova o excesso imediatamente. Deixe o verniz secar e aplique uma laca como verniz ou poliuretano.

Re-amalgamar

Re-amalgamar é um método de restauração que dissolve o acabamento original. Este processo requer que você determine o tipo de acabamento ou verniz original da peça. As peças construídas antes de 1920 normalmente possuem um acabamento de goma-laca e álcool desnaturado, sendo o melhor para este tipo de mobília. A laca ou o verniz precisam de solventes específicos. Re-amalgamar não funciona em acabamentos de poliuretano.

Limpe a superfície e esfregue o solvente na peça, umedecendo-a antes de o solvente secar. Reaplique o solvente até que riscos e outros defeitos desapareçam. Aplique solvente em movimentos suaves e longos, assegurando de estar seguindo a fibra. Deixe a superfície secar e passe a lã de aço para suavizar pontos rugosos; por fim, aplique uma boa cera em pasta. A peça ficará como nova.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível