As técnicas Samurais do Katana

Escrito por allen cruthers | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As técnicas Samurais do Katana
Os samurais japoneses aperfeiçoaram a arte da katana (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os samurais históricos dependiam principalmente de seus arcos e suas lanças nas batalha - mas a imaginação popular se fixou em suas katanas, as elegantes espadas curvadas usadas ​​em combates próximos e para a defesa. Os samurai treinaram extensamente o uso da katana, aprendendo técnicas concebidas para maximizar a eficácia dessas pequenas espadas de uma lâmina. Devotos modernos das artes marciais têm mantido essas tradições vivas na prática do dojo moderno.

Outras pessoas estão lendo

A Katana

Para o samurai, dominar as técnicas de katana era compreender os pontos fortes desta arma. Katanas são espadas relativamente curtas, curvas e de uma única lâmina, com lâminas de aço que são extremamente fortes e afiadas. O peso leve e a lâmina curva fazem dela uma espada de corte excelente, mas inútil para ataques, apesar da ponta angulada. O nakago longo (empunhadura) permite um aperto de duas mãos, o que aumenta o poder dos cortes e aumenta a agilidade defensiva da espada. As técnicas da Katana maximizam as virtudes da espada e procuram compensar as suas fraquezas: seu comprimento curto e incapacidade de fazer ataques confiáveis.

Iaido

Uma das técnicas samurai da katana mais básicas é iaido, a arte de sacar a espada da bainha, entregar um golpe com uma só mão, limpar o sangue da espada e devolvê-la à bainha - tudo em um movimento fluido. O treinamento iaido enfatiza movimento fluido, foco mental e objetividade. Os movimentos são simples, mas a consciência e agilidade que ensinam são o alicerce de todas as artes japonesas de espada. Iaido significa "o caminho da presença mental e ação imediata".

Kenjutsu

Kenjutsu ou "a arte da espada" é a segunda etapa do treinamento samurai de katana. Kenjutsu se concentra em uma série de padrões de movimento coreografados, tanto ofensivos quanto defensivos, chamados kata. Estes kata são praticados repetidamente até que se tornem parte da memória muscular profunda do samurai. Cada kata é dito ser a expressão de um dos atributos intrínsecos da katana em si. A maioria dos exercícios kenjutsu são realizados com um parceiro, ao contrário do solitário kata iaido.

Suburi

Suburi, ou exercícios de corte, são uma parte essencial de qualquer treinamento katana. Existem cortes katana básicos. O corte frontal básico é um golpe de duas mãos, entregue diretamente para baixo sobre o adversário. Este é o corte mais forte que a katana pode fazer e é alimentado principalmente pela gravidade da lâmina. O Yoko giri, ou o corte de lado, é um golpe de duas mãos, horizontal, da esquerda para a direita. Kesa giri é um corte diagonal para baixo, voltado para o ombro direito do adversário. Este corte começa como o corte frontal básico e, então é alavancado pela mão esquerda para uma trajetória diagonal. Estes cortes são combinados com o kata e com as técnicas iaido para criar uma técnica de combate completa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível