on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Técnicas simples para se levantar objetos pesados usando um ponto de apoio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A não ser que você possua poderes mágicos ou habilidades místicas, talvez um dia sinta a necessidade de mover um objeto pesado pelos meios comuns. Provavelmente não será possível contar com a pressa da adrenalina que, às vezes, permite que mães consigam levantar pesos massivos para retirá-los de cima de seus filhos. Felizmente, graças a um homem chamado Newton, existem leis da física que podem ajudá-lo.

Podemos encontrar alavancas na vida cotidiana (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A lei

A segunda lei de Newton afirma, em partes, que "a aceleração de um objeto é proporcional à força e inversamente proporcional à massa". Introduzir uma alavanca na situação permite que se exerça mais força do que seria possível com as mãos. Adicionar um ponto de apoio aumenta a variação de movimento da alavanca.

Loading...
Sir Isaac Newton, o pai da física, viveu de 1642 a 1727 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As ferramentas

A maior parte das ilustrações do conceito mostram um ponto de apoio triangular e uma barra sólida como alavanca. Na verdade, qualquer material disponível pode exercer essas funções. Objetos quadrados, arredondados, oblongos e irregulares podem ser usados quando o formato ideal não estiver disponível. Uma pedra e um galho quebrado de árvore pode não parecer tão adequado quanto uma placa de madeira, mas pode funcionar.

Ponto de apoio e alavanca funcionando em um parquinho (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Passos pequenos

É possível mover ou erguer objetos pesados usando ferramentas simples feitas de objetos da vida cotidiana. Um bastão de beisebol pode ser usado como alavanca e um pedaço de lenha pode se tornar um ponto de apoio. Quanto mais longa a alavanca e quanto mais longe se aplica a força para baixo, maior a quantidade de peso que se pode erguer. Objetos pesados como carros podem ser erguidos um pouco de cada vez até serem retirados do chão.

Mexa esse ônibus!

Uma pilha de toras de lenha é o limite de como se pode levantar um objeto. O processo começa com uma tora como ponto de apoio. Calce a alavanca entre o ponto de apoio e o objeto. Pressione a alavanca para baixo e conforme o objeto é erguido coloque outra tora sob ele. Continue levantando-o e adicionando toras em um padrão de grade para formar um plataforma mais estável.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...