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Técnicas para suprimir emoções

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A vida consiste de ambos triunfos e fracassos, alegrias e tristezas. Alguns desejam remover todas as emoções negativas de sua vida, mas essa tarefa é impossível. No entanto, se quiser reduzir temporariamente uma emoção negativa, você pode usar técnicas comuns de distração, respiração profunda, antecipação e sorrisos. Suprimir emoções por um curto período evita problemas emocionais mais profundos, como depressão, raiva e vícios.

O riso aumenta os sentimentos positivos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Distração

Distrair-se ajuda a empurrar uma emoção forte para o fundo da sua mente. A chave é escolher uma distração que leve você para longe de seus sentimentos. Se você sofre de sentimentos de amor não correspondido, evite filmes ou músicas românticas. Se você recentemente sofreu um aborto espontâneo estressante, evite crianças e filmes sobre paternidade. Métodos de distração populares incluem falar com os amigos, comer fora, fazer exercícios, entregar-se a um hobby, assistir a um filme, tocar um instrumento musical ou fazer um trabalho produtivo.

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Respiração profunda e meditação

A respiração profunda ajuda a diminuir a tensão e a ansiedade. Para engajar-se em uma respiração profunda, sente-se em um lugar calmo e tranquilo. Feche a boca e os olhos. Respire preenchendo suas costelas e os pulmões com o ar. Segure a respiração por um momento e solte a respiração pelo nariz. Com cada respiração, inspire e expire mais e mais lentamente. Construa uma respiração lenta, que consiste em 10 segundos de inalação, vários segundos prendendo a respiração em seus pulmões e 10 segundos de expiração.

Para transformar a respiração profunda em meditação, continue com os olhos fechados e se concentre na sua respiração. Pense apenas na respiração enquanto tenta limpar sua mente dos pensamentos. Você pode querer evitar a meditação se estiver sofrendo fortes emoções. A meditação muitas vezes pode trazer pensamentos reprimidos à frente de sua mente.

Antecipação

Técnicas de antecipação envolvem imaginar um cenário e decidir a sua reação emocional. Antecipar pode consistir em imaginar concluir com sucesso um discurso ou planejar uma reação calma se seu namorado terminar com você. Embora a antecipação normalmente não resulte em uma reação completamente sem emoção, ela ajuda a reduzir a ansiedade de situações estressantes. Para antecipar de forma eficaz, imagine-se envolvido nas reações desejadas. Por exemplo, se você imaginar o seu namorado terminando com você, não se imagine convencendo-o a mudar de ideia. Em vez disso, imagine-se respondendo com calma, com um comportamento racional e dizendo que você entende sua decisão.

Terapia do riso e sorriso

Quando você sorri ou franze a testa, seus músculos faciais enviam uma resposta emocional para o seu cérebro, aumentando os seus sentimentos de felicidade ou tristeza. A terapia do sorriso capitaliza essas respostas emocionais. As técnicas simples exigem nada além de um sorriso. Sente-se em um local calmo e passe alguns momentos com um sorriso em seu rosto. Para participar de uma forma mais natural da terapia do sorriso, envolva-se em um comportamento que leve ao riso. Assista a um filme engraçado, procure piadas online ou ouça um CD de comédia. O riso lhe distrai e eleva seu humor, empurrando os sentimentos negativos para longe.

Supressão emocional não saudável

Suprimir suas emoções com substâncias que alteram a mente muitas vezes pode levar a efeitos colaterais negativos. Evite o uso de drogas ou álcool para ficar calmo. Evite outros comportamentos compulsivos, como a compulsão por comidas, prática de sexo promíscuo ou fumar cigarros. Esses comportamentos aumentam o risco de dependência e criam o hábito de reprimir suas emoções.

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Referências

Recursos

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