Técnicas para texturas em tecidos

Escrito por liz tomas | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para texturas em tecidos
Técnicas de textura para tecido produzem um grande leque de formas de tecido (Jordan Siemens/Stockbyte/Getty Images)

A textura do tecido se refere ao tato do tecido. O seu sentido dependerá do tecer do tecido. Entretanto, algumas técnicas finalizadoras podem adicionar texturas. Elas podem dar cor, efeito ou performance. Algumas dessas texturas são complexas, enquanto outras são simples. Muitas texturas são alcançadas molhando o tecido e depois secando-o em uma formação diferente para atingir o resultado requerido. Outras texturas podem ser feitas através de um processo químico ou de costura.

Outras pessoas estão lendo

Encolhendo

Costure o primeiro tecido em um segundo tecido que encolha bastante com o calor, como náilon sintético. Vaporize o tecido excessivamente. O tecido de náilon encolherá, o que faz com que o primeiro tecido também encolha. Para grandes encolhimentos, não use muita costura para emendar os tecidos. Para vários pequenos enfeixes, faça várias costuras para conectar os tecidos. Não costure apenas as bordas, costure também no interior do conjunto de tecidos.

Pintando

Use tinta para tecido, canetinha para tecido, carimbos, potes de tinta e mais para criar texturas, estampas e desenhos no tecido. Particularmente, a tinta de acrílico pode não só dar cor como também criar uma superfície de textura. Algumas das técnicas usadas para tecidos com texturas incluem estampar com adesivos, estampas reversas, arranhados e estampas de tela. Pinte apenas em tecidos livres de química. Talvez seja necessário lavar e secar primeiro o tecido antes da pintura.

Técnicas para texturas em tecidos
Existem diversas maneiras de dar cor e textura ao tecido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Adorno

Adorno significa costurar um pedaço de tecido em outro. É possível criar designs inteiros apenas usando adornos. Adornos podem ser feitos pelos mais diferentes métodos, costura à mão ou em máquina de costura. Para costureiras mais avançadas, você pode até mesmo criar adornos em 3D.

Enrugando

Enrugar um tecido é uma ótima maneira de dar textura. Molhe o tecido com água fria e o torça em uma corda ou bola. Segure o tecido no lugar enquanto envolve com fitas adesivas. Seque o tecido com um secador de cabelo, tomando cuidado para não o queimar. Se quiser mais rugas após a primeira aplicação, molhe o tecido com água e o torça de novo. O efeito enrugado também pode ser atingido colocando hidróxido de sódio em tecidos de algodão.

Técnicas para texturas em tecidos
Ao enrugar terá uma ótima textura no tecido (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pregas

Adicione pregas ao tecido usando a técnica de enrugamento. Entretanto, após torcer o tecido em uma bola, ferva-o em água para fixar as pregas. Sempre teste o tecido antes, pois água quente pode causar desbotamento.

Amassado

Amassado funciona particularmente bem com seda. Enrole a seda levemente solta em um formato de linguiça. Amarre as pontas para que o enrolado não se desfaça. Siga as instruções da solução para permanente em cabelos, mas aplique a solução na seda já enrolada ao invés dos cabelos. Seque o tecido entre as aplicações da solução para permanente. Após a última etapa de secagem, terá seda amassada. Para um estilo diferente, pode fazer essa operação apenas em pedaços do tecido, para um amassado aleatório e não por inteiro.

Tratamentos químicos

Tratamentos químicos podem ser usados para aplicação em texturas de tecido. Bronzear, tingir e estampar usarão diferentes químicos para fixar a cor no tecido. Corantes artificiais, corantes naturais, químicos para fixação da tinta no tecido e outros estão disponíveis.

Máquina de finalização

Tecidos podem ser colocados em máquinas para atingir diferentes texturas. Ao passar o tecido em escovas de cerdas rotatórias, uma textura na qual as fibras sobem, chamada feltro, é produzida. Passar as fibras por um cilindro esmeril produzirá uma finalização fina. Lixa de areia é usada como areia regular para produzir uma textura levemente peluda e de fibras. Muitas máquinas diferentes podem produzir uma variedade de texturas possíveis. Algumas dão uma finalização seca, enquanto outras produzem uma finalização molhada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível