on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Técnicas de tingir tecidos com elásticos

Atualizado em 19 julho, 2017

Tingir tecidos é um bom jeito de decorar roupas que são novas ou velhas, assim como sacolas, bolsas, cortinas e toalhas de mesa. Técnicas para tingir variam dependendo do resultado desejado. Usar elásticos é uma excelente técnica para criar modelos e padrões interessantes. A técnica de tingir tecidos com elásticos pode ser utilizada para criar buquês de flores, espirais, linhas ou padrões circulares pulsantes.

Flores

Para criar um buquê de flores usando essa técnica em uma camiseta, junte uma porção da camiseta alguns centímetros abaixo da linha do pescoço e enrole o elástico ao redor dela. O jeito mais fácil de fazer essa saliência é empurrar a camiseta de baixo com um dedo e enrolar o elástico ao redor do tecido. Crie cinco saliências do mesmo jeito em um circulo na parte da frente da camiseta. Isso criará uma das flores do buquê. Repita o processo para cada flor desejada. O centro de cada flor é feito do tecido que sobressai de cada elástico. Use tinta amarela para colorir o tecido que está segurado pelo elástico. Isso cria o centro de cada flor. Tingir usando um borrifador cria as pétalas. O tingimento é borrifado em círculo ao redor de cada trouxa de tecido. Para prevenir que a tinta se espalhe, use um secador de cabelo para secá-la. Depois que a camiseta secar, retire os elásticos.

Loading...

Espirais

Espirais são usadas frequentemente quando se tinge tecidos. Elas são criadas ao torcer o meio do tecido até que a camiseta se torne uma bola de tecido torcido. Se feito corretamente, a camiseta lembrará um pão de canela enroladinho. Estique vários elásticos através da camiseta para segurar tudo no seu lugar. Assim que colocados os elásticos, borrife a tinta desejada. Como alternativa, a camiseta pode ser mergulhada na tinta para um efeito mais escuro. Qualquer um dos processos produzirá uma espiral por toda a camiseta.

Linhas

Linhas são criadas enrolando a camiseta de baixo pra cima e então amarrando com elásticos. Ela pode ser mergulhada no tingimento ou a tinta pode ser borrifada diretamente na camiseta.

Círculos

Padrões circulares são talvez a técnica mais fácil de fazer com elásticos. Para criar rapidamente um círculo, segure o centro do circulo que quiser fazer e enrole um elástico ao redor dele. Continue fazendo seções de tecido para criar um efeito de tie-dye. Depois que vários elásticos tiverem sido colocados pela camiseta, ela pode ser imersa ou borrifada com a tinta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...