Como tocar violão sem palheta

Seja um mestre do violão, mesmo sem palheta

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Músicos iniciantes normalmente usam uma palheta ao tocar violão, especialmente quando este possui cordas de aço, mas violões clássicos normalmente são tocados e manuseados com as mãos. Eles possuem trastes mais altos, cordas com maior distância uma das outras e fabricadas de náilon. Você pode tocar qualquer tipo de violão sem uma palheta, mas esta técnica funciona melhor com violões clássicos. Independentemente de qual tipo de violão você toca, se puder tocá-lo com os dedos nunca mais se preocupará com esquecer da palheta.

Step 1

Segure o violão da mesma maneira que faria ao tocá-lo com uma palheta. Dependendo do tipo de violão que você está tocando, isso significa que irá deixá-lo apoiado em seu colo (acústico) ou em sua coxa esquerda levantada (clássico). Você pode usar um banquinho para elevar sua perna esquerda.

Step 2

Uma batida é quando você toca duas ou mais cordas em uníssono, ao invés de puxar cada uma individualmente. Para fazer isso sem uma palheta, use a superfície dura da sua unha do dedo indicador (na sua mão direita se você é destro, ou na mão esquerda se é canhoto).

Step 3

Agora pressione seu dedo indicador contra seu polegar. Esses são os dedos que você utilizará para tocar. O polegar adiciona suporte ao dedo indicador.

Step 4

A batida para baixo começa da corda mais grossa e vai até a mais fina

Partindo da corda mais grossa, leve seu dedo para baixo tocando em todas as seis cordas. O dedo indicador deve estar apontado ao violão, para que sua unha toque todas as cordas. Pratique esse movimento até que ouça todas as cordas soarem simultaneamente. Essa é a batida para baixo.

Step 5

A batida para cima efetua o caminho oposto, partindo da corda mais fina e indo até a mais grossa

A batida para cima é um pouco mais difícil porque você não possui a proteção de sua unha contra as cordas. Esse é o movimento de retorno da descida anterior, partindo da corda mais fina até a mais grossa. Soe todas as cordas empurrando o dedo para cima e usando a parte carnuda da ponta de seu dedo para atingir as cordas. Após tocar dessa maneira por um tempo, seu dedo começará a criar uma espécie de calo que permitirá que toque com mais força.

Step 6

Assim que você dominou os aspectos básicos de tocar violão com os dedos, deve-se praticar acordes. Isso significa que você só estará atingindo duas, três, quatro ou cinco cordas ao mesmo tempo ao invés de todas as seis, fazendo com que seu dedo comece e pare atingindo apenas as cordas que você deseja ouvir.

eHow Brasil
×