Técnicas de tratamento de madeira

Escrito por roz calvert | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de tratamento de madeira
Tratamento com ar ou aquecimento faz a madeira ficar mais leve e sólida (Logs image by Tjobbe from Fotolia.com)

O objetivo de se tratar a madeira é obter a seiva, de acordo com PJ Smith, especialista em carpintaria, em seu livro "Notes on Building Construction" ("Notas sobre a Construção Civil", em tradução livre). Usando alguns métodos de tratamento, a seiva pode ser secada ou extraída. Já a madeira não tratada pode apodrecer e se decompor, tornando-se inutilizável para os construtores e carpinteiros. O tratamento faz a madeira ficar mais leve, então o sucesso do procedimento pode ser julgado pelo peso do material. Dois métodos comuns são secagem ao ar livre ou em estufa. Um método mais antigo e menos usado é o tratamento com água. A madeira que será tratada é exposta ao ar, aquecimento ou água para remover a seiva que ainda está nela.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento ao ar livre

Para tratar a madeira com ar, ela deve ser empilhada ao ar livre. Ela não deve ser embalada hermeticamente, devendo haver algum espaço para que o ar circule. Varas de madeira ou de plástico são colocadas verticalmente na pilha para a formação de espaço, estabilizando-a e garantindo a circulação de ar. As extremidades expostas dos painéis são seladas com um selador ou cobertas de maneira que não sequem muito rápido. A pilha de madeira é levantada do chão para que não apodreça na parte de baixo. Ela também é coberta, para evitar que a umidade ou o sol muito quente impeçam o tratamento.

Tratamento em estufa

O tratamento em estufa é feito forçando o fluxo de ar sobre a madeira com calor e ventiladores. A temperatura e o tempo de exposição ao calor dependem de fatores como o tamanho e o tipo da madeira, o tamanho da pilha e o tipo de sistema de aquecimento que será utilizado. Os dois tipos de secagem em estufa são o forno compartimental e o progressivo. O primeiro envolve um contêiner fechado para a madeira. O calor pode ser controlado e é aplicado até que tenha ocorrido a redução desejada no teor de umidade. O progressivo faz a madeira passar por câmaras de aquecimento em carrinhos. Durante esse caminho, o calor é ajustado, criando atmosferas diferentes para criar diferentes condições de secagem.

Tratamento à água

O tratamento à água é feito acorrentando-se uma pilha de madeira recém-cortada debaixo d'água por um algumas semanas, até que a maior parte da seiva saia. Ela deve ser completamente submersa. Quando é retirada da água, a madeira é deixada de lado para secar completamente através da circulação de ar. Ela deve ser virada todos os dias durante esse processo. A madeira tratada dessa maneira geralmente distorce menos e forma menos rachaduras do que nos outros processos, mas pode ficar mais quebradiça.

Dicas

Decidir quando a madeira está tratada é a parte complicada do processo. Uma das regras é quando ela perde 1/5 de seu peso, se a ideia for usá-la para carpintaria e 1/3 para ser usada em construções. Outra forma de saber se ela está pronta é quando a quantidade de umidade é inferior a 20%.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível