Técnicas para vender cosméticos

Escrito por laura acevedo | Traduzido por larissa sandes
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Técnicas para vender cosméticos
As vendas de cosméticos podem ser aprimoradas com técnicas de marketing (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Ser bem-sucedido vendendo itens como maquiagem, produtos de beleza e outros cosméticos requer uma mistura de psicologia, conhecimento cultural e técnicas básicas de marketing. Cosméticos, que tradicionalmente são destinados às mulheres, apelam para a beleza e o desejo de melhora da própria imagem. É importante determinar um perfil de consumidor que combine as características da linha de produtos, para focar na apresentação do produto e tornar clara a estratégia de marketing. Como o segmento de produtos de beleza possui muitos produtos, as empresas de cosméticos têm que aprender a destacar seu produto e usar técnicas de vendas que tornem a experiência de compra única.

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Repaginada no visual

Oferecer uma aplicação grátis do produto é uma prática muito usada por fabricantes de marcas de cosméticos de luxo em lojas de departamento. Esta técnica de vendas oferece uma conexão imediata entre o produto e o consumidor, o que pode potencializar as vendas. Os clientes são mais propensos a fazer uma compra quando experimentam e passam a conhecer o produto. Aplicar em alguém uma base, blush, sombra, rímel ou batom requer um pequeno investimento em produtos, mas pode resultar em um maior faturamento por cliente e mais vendas futuras daquele mesmo produto.

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Faça com que o cliente conheça seu produto para potencializar as vendas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Localização

As vendas de cosméticos dependem das compras por impulso. Dispor os produtos em lugares onde o público-alvo frequenta ajuda a estimular as vendas. Alguns locais potenciais incluem os salões de beleza, festivais, festas de beleza em domicílio, grupos sociais e locais de trabalho. A chave é encontrar os locais onde as mulheres tenham alguma flexibilidade de tempo e estejam abertas para discutir temas relacionados a beleza. Por exemplo, oferecer uma para os consumidores que estão esperando em um salão é atingir pessoas já interessadas ​​em melhorar a sua aparência e é uma abordagem em um momento livre dessas potenciais consumidoras.

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Use um momento ocioso da pessoa para proporcionar uma experiência com seu produto (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Vendas casadas

Subordinação, ou vinculação, de vários produtos produz uma sinergia de vendas e leva a maiores lucros. Esta técnica de vendas funciona melhor durante as sessões de aplicação grátis, mas também é eficaz durante as consultas regulares na compra de maquiagem. O objetivo é incentivar os clientes a comprar produtos adicionais, que potencializam a compra pretendida ou se fazem necessários como parte de um conjunto. Por exemplo, um cliente interessado em comprar uma base deve ser encorajado a comprar um primer que serve para preparar a pele, um pó para definir a base e alguma outra maquiagem que combine com a base selecionada.

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O cliente deve ser encorajado a levar diversos produtos complementares (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Busque respostas ainda não atendidas

Obter informações sobre os cosméticos ajuda no crescimento de uma empresa e torna mais fácil encontrar novos clientes continuamente. Estabelecer técnicas básicas de acompanhamento ajuda a aumentar o vínculo do cliente com a marca, permitindo novas oportunidades de vendas e desenvolvimento de mecanismos de feedback. O processo de buscar informações novas pode ser estabelecido após a compra, para garantir que o cliente está satisfeito, em intervalos específicos, com base em padrões de uso geral, ou quando você está introduzindo novos produtos. Estes contatos podem ser estabelecidos por telefone, e-mail, cartão postal ou presencialmente.

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Cheque sempre a opinião do seu consumidor (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

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