Técnicas para fazer vestidos com renda na bainha

Escrito por heather berkowe | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para fazer vestidos com renda na bainha
O tratamento com a renda em bainha deve ser tão delicado quanto a renda em si (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fazer renda em bainha pode ser desafiador. Esse método depende do tipo de renda e de roupa na qual ela é colocada. A bainha mais bonita e fácil de acabamento em renda é o recorte curvado. Apenas as rendas mais caras e geralmente de largura mais fina têm esse recorte, então a modelista precisa ser um pouco criativa com as técnicas de renda nas bainhas.

Outras pessoas estão lendo

Bainha dobrada para trás

Para rendas baratas e estampadas, uma bainha dobrada para trás funciona bem. Uma saia casual estampada com renda, um top de elastano ou um par de leggings com renda são estilos que podem ser usados com a bainha dobrada para trás. Para fazer esse tipo de bainha, dobre aproximadamente 1 cm de renda em direção à parte de dentro da roupa. Utilize um ponto zigue-zague feito na máquina com 6 mm de distância da borda dobrada para prender a dobra. Estique o tecido enquanto costura, se for uma renda de elastano.

Bainha de ponto de rendaria

Uma bainha com ponto de rendaria requer uma máquina industrial que tenha esse ponto, mas o esforço vale a pena. Essa máquina corte a borda do tecido de forma limpa e depois cria um ponto caseado de aproximadamente 3 mm em volta da borda da bainha. Esse tipo de bainha é muito delicado e pode ser cortado em curva para caber na bainha de renda. O ponto de rendaria é ideal para vestidos e saias, mas pode ser usado em qualquer roupa, exceto em rendas de elastano.

Aplique uma borda elegante com um recorte curvado

A borda de renda com recorte curvado pode ser aplicada na bainha uma roupa estampada ou em uma roupa que tenha fitas com rendas largas. Adicionar uma renda eleva o visual da roupa e pode dar a qualquer roupa um visual de renda de recorte curvado. Encontre uma renda desse tipo que lembre a renda principal; ela pode ter um visual parecido e com as figuras nos mesmos lugares. Para aplicar a renda para bainha, alinhe as bordas das rendas, sobrepondo aproximadamente 1 cm, com a borda da renda com a parte certa para cima, cobrindo a renda principalmente. Utilize uma máquina com ponto zigue-zague para costurar as rendas juntas, 3 mm da borda das rendas. Se a borda tiver um recorte curvado, siga esse recorte quando for costurar. Esse acabamento da bainha é melhor para um estilo bem fino.

Faça uma bainha plissada

Uma bainha plissada funciona bem com uma renda mais dura estampada que seja delicada e fina ou para um estilo elegante. Essa bainha pode ser feita em tamanho pequeno, com cerca de 6 mm, e pode ser feita à mão ou com máquina. Para fazê-la, dobre o tecido da bainha em direção à parte de dentro dele em 6 mm. Dobre novamente em mais 6 mm, escondendo a parte sem acabamento da renda. Costure a dobre em 1,5 mm longe da borda e passe com um ferro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível