Saúde

O que um técnico em radiologia faz?

Escrito por steve repsys | Traduzido por fernanda de assis
O que um técnico em radiologia faz?

Técnicos em radiologia são profissionais treinados que realizam exames de imagem e radioterapia

Comstock/Comstock/Getty Images

Quando você faz um exame médico de imagem ou recebe radioterapia, a pessoa que realiza estes procedimentos é um técnico de radiologia. Esse profissional é treinado em anatomia, técnicas de exame, proteção contra radiação e cuidado ao paciente. Um técnico de radiologia garante que uma imagem diagnóstica precisa seja obtida.

Outras pessoas estão lendo

Descrição do trabalho

Um técnico em radiologia, também conhecido como radiologista, é responsável por realizar raios-X do corpo humano que são usados em análises médicas. Um tecnólogo pode trabalhar em um hospital, clínica médica, laboratório ou centro de diagnóstico por imagens. Essa pessoa deve garantir que os pacientes estejam devidamente posicionados, para ter certeza que as partes do corpo serão devidamente radiografadas. O técnico em radiologia garante que os pacientes não estejam expostos desnecessariamente à radiação. Além de cuidar do pacientes, o técnico mantém os registros e cuida do equipamento.

Condições de trabalho

Um técnico em radiologia precisa de vigor, de acordo com o departamento de estatística dos Estados Unidos, porque ficam em pé por um período prolongado e podem ter de mover pacientes deficientes. Ao mesmo tempo em que a radiação apresenta riscos ao profissional, seus efeitos são minimizados através de equipamentos de segurança como dispositivos de proteção. A maioria dos técnicos trabalha 40 horas por semana, o que pode incluir finais de semana, noites ou plantões.

Treinamento

Para tornar-se um técnico em radiologia, é necessário treinamento em radiografia. Este treinamento pode varias de 1 a 4 anos. Para participar de um curso técnico em radiologia é necessário um diploma de ensino médio. O curso técnico em radiologia fornece aulas de anatomia, física da radiação, proteção contra radiação, princípios em imagens, terminologia médica e patológica. Na maioria dos estado um técnico em radiologia deve ser licenciado. Para a certificação, um técnico deve possuir 24 horas contínuas de aulas a cada 24 meses.

Especialização

De acordo com a Sociedade Americana de Tecnólogos em Radiologia , um tecnólogo pode especializar-se em uma variedade de regiões de diagnóstico em imagens. Essas regiões incluem densidade óssea, radiografia cardiovascular de intervenção, tomografia computadorizada, mamografia, ressonância magnética, medicina nuclear ou ultrassonografia. Para se registrar, o tecnólogo deve terminar um curso mínimo de 2 anos de duração em um curso credenciado em um hospital ou um curso superior de 2 ou 4 anos.

Salário

De acordo com o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), o piso salarial de um tecnólogo em radiologia é de R$ 1720,10, em Maio de 2013.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media