Como a tecnologia Turbo Boost da Intel funciona

Escrito por james johnson | Traduzido por bruno charamba
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a tecnologia Turbo Boost da Intel funciona
Um típico processador como este pode ser beneficiado pela tecnologia Turbo Boost (Comstock/Comstock/Getty Images)

A tecnologia Turbo Boost da Intel, como o nome sugere, ajuda a melhorar o desempenho do seu processador de vários núcleos. O programa, em termos simples, funciona aumentando a velocidade de cada núcleo no chipset do sistema, retirando potência de partes da CPU que não estão sendo usadas, e utilizando esse poder extra nos processadores que estão ativos no chipset.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento básico

O Turbo Boost funciona pelo balanceamento da carga de trabalho de cada processador do chip. Por exemplo, se em um processador de quatro núcleos, apenas um, dois ou três deles estão sendo usados, o poder restante, que seria utilizado pelo quarto núcleo, é redirecionado para os outros, aumentando a velocidade dos mesmos e fornecendo um desempenho melhor. Se todos os quatro processadores estiverem sendo usados, o Turbo Boost ainda assim pode melhorar o desempenho, caso eles não estejam rodando na sua capacidade máxima.

Considerações de energia térmica de projeto

O Turbo Boost opera monitorando o limite da TDP do chipset, ou "thermal design power". A TDP é o máximo de energia que o chipset pode suportar sem que sejam causados danos aos processadores do computador. Por exemplo, um processador de quatro núcleos pode receber um aumento de potência para cada núcleo se eles estão processando números inteiros, os quais tendem a utilizar menos energia. Entretanto, se cada processador estiver realizando cálculos de ponto flutuante, que necessitam de mais energia, o limite da TDP pode ser alcançado, nesse caso, a tecnologia Turbo Boost não será acionada.

Monitoramento de velocidade do Turbo Boost

A tecnologia de controle do Turbo Boost opera através do monitoramento do consumo de energia das unidades de processamento 200 vezes por segundo, e em seguida, faz os ajustes adequados com base nas necessidades de cada unidade. Se as unidades de processamento não estiverem sendo usadas, ou não necessitem de mais potência para trabalhar ao máximo, o Turbo Boost não será ativado para essas unidades.

Efeito da velocidade Turbo Boost

O overclock (alteração de frequência) realizado em cada processador pode atingir velocidades de 1 até 2 "speed bins", o que gera 133MHz de velocidade de processamento adicional. O aumento do "speed bin" depende to tipo de processador implementado.

Processadores que usam a tecnologia Turbo Boost

Quatro processadores utilizam a tecnologia Turbo Boost a partir de 2010, incluindo os processadores Intel Core i7 para dispositivos móveis e para desktops, Intel Core i7 Extreme Edition, Intel Core i7 Extreme Edition para aparelhos móveis e o Intel Core i5 para ambos os processadores, móveis e desktop.

Habilitando/Desabilitando a tecnologia Turbo Boost

A opção de Turbo Boost pode ser encontrada acessando a BIOS do computador, quando o mesmo estiver ligando. O programa permite que o usuário habilite ou desabilite o dispositivo pela BIOS. Não existe nenhum software disponível para habilitar ou desabilitar o Turbo Boost de acordo com a Intel, a partir de 2010.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível