×
Loading ...

Tecnologias dos anos 1900

Atualizado em 17 abril, 2017

Antes de 1900, a maneira mais rápida de viajar era a cavalo, a única forma de lavar roupas era com a tábua e um fogão à lenha ou uma lareira eram necessários para cozinhar. Não existia a eletricidade, o telefone ou a televisão. Uma explosão tecnológica transformou a sociedade no início de 1900 até o presente, com novas criações a cada dia, que influenciam fortemente como vivemos.

Os irmãos Wright deram asas ao transporte com o primeiro voo, em 1903 (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Automóveis

A maioria das pessoas acreditavam que o automóvel jamais substituiria o cavalo, mas as melhorias de 1900 nos carros provaram que elas estavam erradas. Em 1908, Henry Ford produziu o Modelo T, e uma viagem que costumava durar um dia a cavalo, levou apenas algumas horas. Logo, os motores mais leves substituíram os a vapor, e o motor automático tirou o lugar da manivela, que precisava ser girada à mão para ligar. As luzes e os faróis foram acrescentados e, a partir de 1920, os carros fechados começaram a ser produzidos com aquecedores.

Loading...

Outros transportes

No início de 1900, os transportes novos e antigos foram aperfeiçoados pelo uso de outras energias. Os motores elétricos e de combustão interna davam força aos barcos, trens, carros, aviões e bondes. As ferrovias começaram a usar eletricidade nas pistas e nas locomotivas, e alguns começaram a usar aparelhos movidos a diesel. Os navios começaram a usar petróleo em vez de carvão, e os menores usavam motores de combustão interna. Os irmãos Orville e Wilbur Wright fizeram uma pequena máquina de motor de combustão interna e combinaram com dois propulsores ao criar o avião que levou Orville no ar por 12 segundos em 1903. A aeronave era simples e de madeira, os aviões foram muito melhorados a partir de 1900, quando os voos se tornaram mais popularizados.

Comunicação

Primeiramente utilizado no início dos anos 1900, o telefone facilitou as conversas a longa distância. Em vez de usar os telégrafos e o correio, agora havia a possibilidade de fazer contato imediato por voz. Na década de 1920, o rádio se popularizou com programas de entretenimento, notícias e previsão do tempo.

Eletricidade

A invenção da eletricidade mudou completamente as residências em geral. A luz elétrica substituiu as lâmpadas a óleo e as velas, produzindo mais clareza e durando mais. Elas também eram mais limpas e reduziam os riscos de incêndio. A lavadora de roupas elétrica tirou o lugar das tábuas em 1914, e a metade dos americanos tinha o eletrodoméstico em casa até 1920. As lareiras deram lugar aos fogões a gás na cozinha. A televisão foi inventada por Philo T. Farnsworth, que esboçou a ideia para o seu professor de ciências, aos 14 anos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...