on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um telescópio newtoniano

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora Newton não tenha inventado o telescópio refletor, ele foi o primeiro a construir um sem grandes falhas. O telescópio newtoniano, que usa um espelho côncavo para capturar a luz das estrelas, conseguiu evitar o problema da aberração cromática, comum nos telescópios refratores anteriores. Os telescópios newtonianos têm muitas vantagens, mesmo hoje em dia. Eles são robustos, relativamente fáceis de construir e compactos, permitindo sua utilização em qualquer lugar.

Instruções

  1. Escolha o tamanho de seu espelho principal. Newton usava um espelho côncavo de metal de aproximadamente 5 cm de diâmetro. Os espelhos côncavos modernos são normalmente feitos de vidros ou recobertos de alumínio.

    Loading...
  2. Determine a distância focal do seu espelho principal. Projete uma luz forte sobre o espelho côncavo e utilize um pedaço de papelão posto na vertical para encontrar o ponto onde a luz refletida é mais forte. Esse é o ponto focal.

  3. Faça o tubo principal do telescópio. O comprimento do tubo só precisa ser maior do que a distância focal do espelho principal e ele deve ser apenas levemente mais largo do que o diâmetro do espelho.

  4. Prenda o espelho principal firmemente em uma ponta do tubo do telescópio. Use prendedores aparafusados no tubo para segurar o espelho sem danificá-lo.

  5. Fixe um espelho plano a um ângulo de 45° dentro do tubo. Esse espelho diagonal deve estar no ponto focal do espelho principal.

  6. Monte o tubo de observação acima do espelho diagonal. Trata-se de um pequeno tubo que sobe verticalmente a partir do tubo principal, com o comprimento de suas lentes de observação. Use cola para fixar os tubos de forma segura.

  7. Insira suas lentes de aumento no tubo de observação. Embora qualquer lente convexa funcione, você terá os melhores resultados com lentes telescópicas comerciais. Prenda a lente com um parafuso no tubo de observação. Aperte o parafuso para segurar a lente e afrouxe-o para soltá-la.

Loading...

Dicas

  • A maioria dos espelhos comerciais côncavos vem com a distância focal etiquetada ao lado ou na embalagem. Use como referência ao determinar a distância focal.
  • Feche a ponta sem espelho do tubo com qualquer substância opaca para evitar luz excedente no espelho principal.

Aviso

  • As imagens refletidas por um espelho côncavo são invertidas, então, prepare-se para ver todas as observações com um telescópio newtoniano de cabeça para baixo.

O que você precisa

  • Espelho côncavo
  • Fita métrica
  • Tubo para telescópio (cano de PVC, de madeira ou de papelão)
  • Prendedores de espelho
  • Parafusos
  • Espelho plano pequeno
  • Tubo pequeno de papelão, PVC ou madeira
  • Lentes convexas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...