×
Loading ...

Como a temperatura afeta a secagem da tinta?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao planejar um projeto de pintura interno ou externo, é importante considerar o efeito que a temperatura pode ter na secagem da tinta. Se você estiver pintando no interior de sua casa, é possível controlar a temperatura para garantir que a tinta seque corretamente, mas a pintura exterior deverá ser feita quando o clima for ideal para isso.

Ajuste a temperatura conforme as recomendações do fabricante (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Pintura exterior

Com o avanço da tecnologia em tintas para exteriores, atualmente é possível pintar uma área aberta em temperaturas tão baixas quanto 1,5ºC. É importante que a temperatura permaneça igual ou acima desse valor durante todo o processo de secagem. A temperatura máxima é de aproximadamente 38ºC. Pintar em condições fora da faixa sugerida possivelmente reduzirá a vida útil da pintura, permitindo o crescimento de morto, lixiviação e problemas de adesão.

Loading...

Pintura interior

Pintar uma área interna é algo que pode, normalmente, ser feito em qualquer época do ano graças à possibilidade de controlar a temperatura interior. O ideal é mantê-la acima de 4,5ºC. Uma temperatura ótima para pintura de áreas internas fica entre 10ºC e 30ºC, uma faixa bastante favorável para a maior parte do território brasileiro. Seguir essa indicação garante os melhores resultados. Lembre-se de fornecer a ventilação adequada ao pintar uma área fechada abrindo janelas e usando ventiladores.

Temperatura da tinta

É extremamente importante que a tinta seja convenientemente armazenada até que você esteja pronto para usá-lá. Mantenha-a guardada em um local com temperatura constante entre 10ºC e 27ºC. Evite colocá-la perto de um forno ou qualquer tipo de aquecedor, em uma garagem ou galpão que não tenha climatização. Armazenar a sua tinta de forma adequada garante sua durabilidade e uma pintura suave.

Tempo de secagem

O tempo de secagem da tinta, tanto dentro como fora, depende de vários fatores, incluindo temperatura, umidade e número de mãos aplicadas. Temperaturas mais baixas promovem uma secagem mais lenta. Temperaturas acima de 40ºC fazem a tinta secar muito rapidamente, causando até bolhas. O melhor é pintar na faixa recomendada para uma secagem adequada. Uma única camada em um ambiente interno normalmente seca ao toque em menos de uma hora, mas provavelmente não secará completamente por semanas. Pinturas externas secam após algumas horas, dependendo das condições climáticas. Nos dois casos, uma segunda camada pode ser aplicada quatro horas após a primeira ser finalizada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...