Como a temperatura afeta a viscosidade (atividade para aulas de ciência do 5º ano)

Escrito por annette strauch | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a temperatura afeta a viscosidade (atividade para aulas de ciência do 5º ano)
A viscosidade é uma medição da espessura de um líquido (Comstock/Comstock/Getty Images)

Nas aulas de ciências do 5º ano, os alunos aprendem sobre a viscosidade. Esta é definida como a resistência que um líquido oferece para fluir e pode ser considerada como a "espessura" do líquido. Alguns líquidos, como a água, fluem de forma fácil e têm baixa viscosidade. Como as moléculas da água são pequenas e de estrutura simples, elas não criam muito atrito e se movem facilmente passando uma pela outra. Outros líquidos, como o óleo para motor, têm uma viscosidade elevada e um fluxo lento. Como a estrutura das moléculas de óleo é grande e interligada, essas moléculas movem-se lentamente, passado uma pela outra, e criam mais atrito. As atividades práticas ajudarão os alunos a aprender sobre viscosidade.

Outras pessoas estão lendo

Os líquidos e as temperaturas mais quentes

As temperaturas mais altas geralmente diminuem a viscosidade. Isso pode ser observado em líquidos de alta viscosidade que escorrem mais facilmente quando aquecidos. Para exemplificar esse fato, peça para seus alunos compararem a espessura da calda de caramelo de um pudim caseiro quando ela é preparada e depois quando ela está fria sobre o doce. Conforme a temperatura aumenta, as moléculas do líquido movimentam-se mais rápido e a atração entre elas diminui, o que significa que não gastam tanto tempo em contato umas com as outras. O óleo para motor usado em carros pode diminuir a viscosidade quando o clima está quente. Se a viscosidade ficar muito baixa, o óleo pode permitir que o atrito aqueça o motor e o danifique.

Os líquidos e as temperaturas mais frias

As temperaturas mais baixas geralmente aumentam a viscosidade. O óleo utilizado em carros pode ficar muito viscoso quando a temperatura está baixa, fazendo com que seja difícil ligar o automóvel. Pergunte aos alunos se os pais deles usam um aquecedor de óleo para o carro no tempo frio. Às vezes, os fabricantes colocam aditivos no óleo para mantê-lo na viscosidade correta para o clima.

Sensibilidade às mudanças de temperatura

Alguns materiais são mais sensíveis às variações de temperatura. Um pequeno aumento ou uma diminuição na temperatura causa diferença na viscosidade. Outros líquidos são relativamente insensíveis às mudanças de temperatura e requerem uma mudança mais brusca na temperatura antes de ter a viscosidade afetada. Para demonstrar esse princípio aos alunos, coloque um pedaço de manteiga em uma tigela de vidro e o aqueça no micro-ondas na potência alta. Observe com cuidado a manteiga perder rapidamente a sua forma e derreter.

A viscosidade e a experência com a temperatura

Para ver o efeito da temperatura sobre a viscosidade, faça uma experiência usando quatro cilindros de vidro, graduados de 100 ml; 100 ml de água, de óleo vegetal, de mel e de xarope de milho; quatro rolamentos esféricos de metal todos com o mesmo tamanho; quatro cronômetros; geladeira e fogão.

Encha cada cilindro graduado com um dos quatro líquidos. Deixe-os em temperatura ambiente por duas ou três horas. Distribua um cilindro para cada aluno e peça para que eles coloquem um rolamento esférico no cilindro e cronometrem o tempo que cada cilindro leva para chegar ao fundo. Eles devem começar a cronometragem imediatamente após colocarem o rolamento dentro do cilindro, e parar a contagem assim que o metal atingir o fundo. Registre os resultados. Retire os rolamentos esféricos dos cilindros. Coloque os recipientes na geladeira por duas horas e repita a experiência. Em uma terceira etapa e com a ajuda de um adulto, aqueça os líquidos a 38 ºC e tente observar a rapidez com que cada um fica menos viscoso. Peça para os alunos analisarem os efeitos da temperatura sobre a viscosidade dos diferentes líquidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível