Qual a temperatura normal do corpo de um bebê?

Escrito por matt olberding | Traduzido por pedro santos
Qual a temperatura normal do corpo de um bebê?

A forma mais confiável de medir a temperatura de um bebê é retal ou auricular

Kraig Scarbinsky/Digital Vision/Getty Images

Todo mundo sabe que a temperatura normal do corpo humano é em torno de 37°C. Esse padrão não é nada além de uma média. A temperatura “normal” do corpo pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação. Para bebês, a variação pode ser ainda maior, porque seus corpos pequenos não conseguem regular a temperatura tão bem quanto os adultos.

Outras pessoas estão lendo

História

Em meados do século 19, o médico alemão Carl Wunderlich tirou mais de um milhão de vezes a temperatura de 25 mil pacientes. A média de todas as medidas estava em torno de 37°C, um padrão que ainda é seguido até hoje, mesmo havendo evidências de que não é inteiramente preciso. Por exemplo, um estudo da Universidade de Maryland em 1991 com 148 adultos saudáveis com idades entre 18 e 40 anos, cujos resultados forma publicados no Jornal da Associação Médica Americana em setembro de 1992, encontrou a temperatura aproximada de 36,7°C.

Temperatura normal

Apesar de os estudos diferirem, a temperatura normal dos adultos parece estar entre 36,6°C e 37,2°C, mas não é necessariamente assim com bebês. De acordo com a Associação Canadense de Pediatria, a temperatura normal dos bebês pode variar de 34,7°C a 38°C, dependendo da forma como é medida. A temperatura também pode variar dependendo do horário. Ela normalmente é mais baixa de manhã e mais alta à tarde.

Medidno a temperatura

A Associação Canadense de Pediatria lista as quatro formas principais de medir a temperatura: retal, oral, no ouvido ou debaixo do braço. Para bebês, medir a temperatura oralmente, às vezes, não é uma opção e as medidas debaixo do braço são as menos precisas. As duas leituras mais confiáveis vêm de medidas pelo reto ou ouvido. Uma temperatura retal normal varia de 36,6°C a 38°C, sendo que uma temperatura normal medida no ouvido varia entre 35,7°C e 38°C.

Temperatura anormal

A maioria dos pediatras concorda que qualquer temperatura acima de 38°C é febre. Apesar de a febre em bebês poder ter causa benigna, como o nascimento de dentes, ela costuma indicar doença. Por outro lado, uma temperatura retal prolongada abaixo de 36,1°C é anormal num recém-nascido e pode ser sinal de doença séria. Temperaturas extremamente baixas ou altas em bebê também podem ser sinal de hipertermia ou hipotermia, ou seja, a temperatura do bebê está alta ou baixa demais.

Prevenção/solução

Manter a temperatura de seu bebê em uma faixa normal pode parecer tão fácil quanto mantê-lo saudável, mas outros fatores influem nisso. Por exemplo, não agasalhar demais o bebê é importante, porém é um erro que muitos novos pais cometem. Uma regra básica, de acordo com a Fundação Pré-natal, é vestir seu bebê com uma camada a mais de roupa do que você estiver usando. Mantenha o quarto do seu bebê numa temperatura confortável e, caso o leve para fora por muito tempo, mantenha protegido da luz direta do sol.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media