Temperaturas médias da floresta amazônica

Escrito por catherine rayburn-trobaug | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Temperaturas médias da floresta amazônica
As altas temperaturas e umidade da floresta amazônica abrigam uma população diversificada de vida animal e vegetal (Amazon Milky Treefrog image by Reisbegeleider.com from Fotolia.com)

A floresta amazônica é cheia de mistério e vida, e tornou-se um destino popular para os eco-turistas. Cobrindo centenas de milhões de hectares, esta vasta área possui a maior diversidade ecológica do planeta. Devido à localização da Amazônia estar próxima do Equador e da quantidade anual de chuva, o visitante deve estar ciente das variações de temperatura ao preparar a sua mala.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a Amazônia

Vários fatores influem nas temperaturas da Amazônia. A localização equatorial da América do Sul é um dos principais fatores de altas temperaturas, mas a quantidade média anual de precipitação, que contribui para uma maior umidade e noites mais frescas. Embora seu solo varie desde colinas nos Andes até áreas planas do nível do mar, pois a Amazônia está perto ou sobre o equador, há muito pouca diferença de temperatura ao longo das estações.

As temperaturas durante o dia

A temperatura média durante todo o ano na Amazônia é de 27°C. Embora a bacia amazônica se localize sobre muitos países centrais da América do Sul, o Brasil possui de longe a maior parte da floresta sobre o seu território. A temperatura média durante o dia na região amazônica brasileira varia de 27 a 32°C, podendo chegar até 38°C. Devido à alta umidade, no entanto, a sensação é de muito calor.

As temperaturas durante a noite

As temperaturas durante a noite podem ser bem agradáveis. Na maioria das áreas, as temperaturas podem cair para 10°C com uma sensação mais fria devido às chuvas frequentes. Nas regiões mais ao sul da floresta amazônica, pode haver mais variações sazonais de temperatura. Durante os meses de Inverno, entre Maio e Setembro no Hemisfério Sul, as temperaturas são mais baixas.

Índices de calor

Como dizem, não é o calor, é a umidade. Um dia de 27°C com 90% de umidade tem um índice de calor de 30°C. Por outro lado, as baixas temperaturas noturnas com uma alta umidade podem realmente aumentar a sensação de frio. Combinado com chuva e falta de luz solar direta, o que você realmente sente pode ser muito mais frio ou mais quente do que a temperatura real.

Preparação

Embora em muitas áreas ocorra uma breve chuva todos os dias, existe também uma estação chuvosa, onde chove quase que constantemente. Isso influencia a temperatura que você sente ou o índice de calor. Vista-se com roupas feitas de fibras naturais ou de material apropriado para áreas de alta umidade. Apesar de parecer estranho, use calças longas e camisas de mangas compridas que lhe oferecerão proteção contra insetos e sol intenso. O site Trails of the Spirit, que é dedicado a dicas de viagem, informa que cores claras atraem mosquitos, e botas de borracha ou de escalada não só manterão seus pés secos, mas também protegidos. Um chapéu de pano ou fibra não servirá apenas como proteção solar, mas também contra suor excessivo. Não se esqueça de levar roupas para as temperaturas mais frias durante a noite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível