O que é tempero cajun?

Escrito por andrea cespedes Google | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é tempero cajun?
O tempero cajun é uma mistura de diversos ingredientes (spice image by Rachwalski Andrzej from Fotolia.com)

O tempero cajun é uma mistura escura de temperos às vezes usada em vez de sal. Os ingredientes mais comuns são páprica, alho em pó, cebola em pó, pimenta-preta, pimenta-caiena, orégano e tomilho. Cada mistura de tempero cajun é um pouco diferente. Como os ingredientes necessários são achados facilmente, fazer seu próprio tempero com apenas um pouco de calor é possível.

Outras pessoas estão lendo

História dos cajuns

Os cajuns são descendentes de franco-canadenses que no final do século XVIII foram transportados da britânia para a colônia francesa Acadia, que é hoje a Nova Escócia e as áreas adjacentes que se estabeleceram no sul da Louisiana.

Cajun vs creole

Os espanhóis que governavam Nova Orleans no século XVIII viam todos os habitantes do território europeu como "criollos", um nome que mais tarde se tornou "creole". As comidas cajun geralmente são confundidas com as dos creole, sendo as duas cheias de sabor. Este último, que se baseia em grandes quantidades de gordura de porco e é uma combinação de cozinha francesa e espanhola, é considerado menos sofisticado do que o anterior, que enfatiza a manteiga e creme de leite. Ambos, no entanto, contam com a "santíssima trindade culinária" de pimentão verde picado, cebola e aipo.

Jambalaya

Um prato tradicional cajun é a jambalaya, "um prato versátil que combina arroz com uma variedade de ingredientes, como tomate, cebola, pimenta verde e quase todos os tipos de carne, ave ou marisco" de acordo com "The New Food Lover's Companion" (Herbst, 2008). A palavra jambalaya é tida como derivada do francês jambon, que significa presunto, o principal ingrediente nas primeiras receitas. A receita e seu resultado variam de cozinheiro para cozinheiro. Temperos cajun são muito usados em jambalaya.

Gumbo

Outra receita que conta com tempero Cajun é o gumbo. Uma especiaria "criolla", o gumbo "é um dos pilares da culinária de New Orleans. É um prato grosso, um ensopado que pode ter qualquer um dos muitos ingredientes, incluindo legumes como quiabo, tomate e cebola, e uma ou várias carnes e mariscos como a linguiça de frango, presunto, camarão, caranguejo e ostras" (The New Food Lover's Companion). Todo bom gumbo começa com um roux escuro feito com manteiga e pitadas de carne de porco ou gordura de carne que são cozidos até dourar, às vezes por quase uma hora. Esta base com sabor de nozes dá ao gumbo seu sabor rico e inconfundível. O nome "gumbo" vem de uma palavra africana para quiabo, que é usado para engrossar a mistura.

Receita de exemplo

Combine os seguintes ingredientes em uma vasilha pequena: três colheres de sopa de páprica, duas colheres de sopa de pimentão, duas colheres de sopa de tomilho seco, duas colheres de sopa de orégano seco, duas colheres de sopa de cebola em pó, duas colheres de sopa de alho em pó, uma colher de sopa de sal kosher, uma colher de sopa de pimenta preta e uma colher de sopa de açúcar. Armazene esta mistura de especiarias cajun em um frasco lacrado por até três meses.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível