×
Loading ...

Que temperos contêm papaína para usar como amaciador de carne

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Amaciadores de carne engarrafados ou em pó encontrados em supermercados quebram as proteínas da carne, tornando as fibras menos resistentes e mais fáceis de comer. Empresas de temperos utilizam um dos dois tipos diferentes de enzimas ativas nesses produtos: a papaína, que é extraída de papaias verdes, ou a bromelina, extraída do abacaxi, sendo que a maioria das marcas utiliza a bromelina; entretanto, os consumidores que estão à procura de amaciadores de carne à base de papaína ainda podem encontrá-los em alguns produtos.

Cortes de carne de segunda podem ser melhorados com o uso de amaciadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Amaciadores de carne

Há amaciadores de carne disponíveis em duas variedades: com ou sem tempero. Algumas marcas de amaciadores de carne têm como principal ingrediente ativo o glutamato monossódico, enquanto outras utilizam a papaína. Os consumidores que procurarem diminuir a quantidade de ingestão do glutamato monossódico devem se atentar para o uso de produtos adequados. A papaína quebra o colágeno ou a elastina da carne. Existem produtos com um aroma de terra e cor laranja clara e pintas pretas, e são mais finos do que grãos de sal.

Loading...

Preparação

Os especialistas recomendam o uso de uma colher de chá de amaciador por quilo de carne. Comece umedecendo a superfície da carne, fazendo vários furos com um garfo e polvilhe o amaciador sobre todos os lados. Evite usar o produto em excesso ou marinar por mais do que 10 ou 15 minutos, pois isso poderia deixar a carne muito mole, com uma textura farinhenta,devido ao tempo de permanência do produto na carne que levam à quebra das fibras da carne. A enzima é desativada com o cozimento da carne. Os amaciadores são mais eficazes em camadas finas de carne, pois o efeito de aplica-se apenas às áreas de superfície que entram em contato com o produto.

Usos sugeridos

Os amaciadores à base de papaína são ideais para uso em todos os tipos de carne, incluindo carne bovina, suína e de cordeiro, e também pode ser adicionado como um ingrediente em sua receita de tempero favorita.

Uma alternativa: bromelina

Várias outras marcas de amaciadores de carne usam a bromelina, um extrato de abacaxi, como o principal ingrediente ativo. Esses produtos são utilizados da mesma maneira que o produtos à base de papaína e podem ser encontrados em supermercados em versões com ou sem tempero.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...