Mais
×

Tradicionais temperos espanhóis

Atualizado em 19 julho, 2017

A culinária tradicional espanhola inclui temperos cultivados no país e outros introduzidos na Espanha há vários séculos por comerciantes e conquistadores. Há alguns deles que toda cozinha espanhola deve ter, especialmente para pratos tradicionais. Os temperos complementam o sabor da carne ou legumes e geralmente não dominam o prato.

Paella, típico prato espanhol com temperos traducionais do país (Six Dun/iStock/Getty Images)

Páprica

Ela é feita de pimentão moído e muito usada na culinária espanhola. Existem muitas variedades, de doce a picante. Sua cor também varia de marrom até vermelho vivo. O pimentão, que é a base da páprica, tem alto teor de vitamina C e açúcar. O sabor dela é liberado com o calor, então não a use como enfeite. A páprica é usada para sopas, ensopados e pratos de frutos do mar.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é usada em casa para curar a linguiça espanhola, chamada de "chorizo". Ela é feita de pimenta chili picante e pode ser encontrada moída, em flocos ou seca inteira. Esse tempero fantástico tem sido usado para temperar pratos por sete mil anos. Ele também pode ser usado de várias formas, como geleias, linguiças, pratos com peixe ou molhos.

Açafrão

O açafrão é o tempero mais caro do mundo e a Espanha é o maior produtor e exportador mundial. As receitas pedem apenas uma pitada dele, porque em grandes quantidades deixa a comida com gosto de remédio. Ele é essencial em pratos espanhóis como a paella (arroz com frutos do mar) ou arroz com frango. São necessárias entre 50 mil e 75 mil flores para produzir meio quilo do tempero. Ele tem cor laranja escura e é feito de fios parecidos com fibra, que são os estigmas das flores colhidas.

O açafrão é feito com o miolo ou estigma da flor (Spoon filled with saffron image by Han van Vonno from Fotolia.com)

Canela

A canela vem da casca de uma árvore e é vendida em paus ou em pó. Na Espanha, ela é usada em muitos pratos, incluindo churros, linguiças e arroz doce. A canela foi introduzida pelos mouros, que governaram o país por mais de 500 anos.

Os paus de canela são pedaços secos de casca de árvore (cinnamon image by Azazirov from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article