Temperos da paella espanhola

Escrito por melissa hamilton | Traduzido por luisa menin
Temperos da paella espanhola
Todas as paellas recebem a mesma combinação de temperos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A paella é prato originário de Valência, uma área no oriente da Espanha, que a tem como um dos seus pratos mais famosos. Existem três tipos de paella: de Valência, de frutos do mar e mista. Muitos cozinheiros tradicionais dessa região se recusam a cozinhar a versão mista, pois ela não é autêntica. Todas as paellas são temperadas com açafrão, páprica, alho e sal. A paella de Valência também recebe alecrim, enquanto a de frutos do mar também pode vir com folhas de louro.

Alecrim

O alecrim é utilizado na paella de Valência para temperar o caldo e durante a finalização do cozimento. Depois que o caldo estiver fervendo, deixe que ele reduza por uma hora, e então adicione o alecrim. Ele ajuda com o sabor do arroz que será adicionado logo em seguida. Algumas variações aceitam a adição de tomilho, mas a versão original utiliza apenas o alecrim.

Açafrão

O açafrão deixa a paella com sua cor amarela característica. Uma pitada desse tempero já é o suficiente para colorir todo o prato. O açafrão é o tempero mais caro do mundo, mas ele é necessário para todas as versões da paella. Os tradicionalistas compram açafrão esmagado e não em pó, visto que o açafrão em pó geralmente é misturado com outros temperos para diminuir o preço.

Folhas de louro

As folhas de louro são tão utilizadas quanto o alecrim para temperar os estágios finais da paella de frutos do mar. Sejam picadas ou em pó, as folhas de louro são adicionadas durante a redução do caldo e antes que o arroz esteja cozido. As folhas de louro temperam o arroz e dão um sabor extra para os frutos do mar utilizados no prato.

Páprica

A páprica é utilizada como tempero para os legumes na paella. Tradicionalmente se cozinha carne temperada com alho na panela, então adiciona-se os vegetais. A páprica é adicionada nesse ponto para dar um sabor levemente picante. Uma pequena quantidade desse tempero adiciona muito sabor ao prato.

Alho

O alho é utilizado para temperar a carne na paella. Os cozinheiros usam uma quantidade generosa de alho, podendo ser até uma cabeça inteiro para temperar a carne ou os frutos do mar com o melhor sabor. O alho não precisa ser picado pois ele cozinha enquanto o caldo da paella é reduzido.