×
Loading ...

Como fazer uma tenda de dossel para sua princesa

Atualizado em 20 julho, 2017

Em algum ponto de suas vidas, quase todas as garotas sonham em serem princesas. Apesar de que talvez queiram cercar-se de tudo relacionado a uma princesa, toda princesa deve também ter um dossel em sua cama. É possível criar um dossel elegante para sua pequena princesa em casa, com apenas alguns materiais de costura.

Instruções

Aprenda a pendurar um dossel sobre a cama de sua princesinha (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Costure as cortinas uma a outra, lado a lado. Não costure a primeira cortina à última, isso apenas abrirá a tenda do dossel. Ao escolher os os painéis da cortina, escolha cores que tenham um estilo de princesa. Por exemplo, escolha cortinas rosas, ou que tenham lantejoulas nelas.

    Loading...
  2. Costure 90 cm de fita na borda aberta da primeira cortina e da última. Costure uma volta de fita no meio da segunda da primeira e da última cortinas. Isso permitirá que a princesa amarre as portas da tenda, caso queira privacidade, e deixá-las abertas em outras ocasiões.

  3. Use um localizador de vigas para encontrar a viga do teto na área onde gostaria de pendurar o dossel. Caso não tenha um localizador de vigas, é possível bater suavemente no teto com o punho. Você baterá em algumas localizações que terão um som mais oco do que os demais. Os locais que não soarem ocos, são onde está a viga. Este método funciona, mas não tão bem quanto com um localizador de vigas.

  4. Prenda um pitão grande no teto. Certifique-se de encontrar uma viga, para que o pitão seja parafusado com segurança.

  5. Solte o parafuso prendendo o aro de bordado. Retire o parafuso por completo, para que o aro tenha uma divisão ao meio, onde as cortinas serão penduradas. A parte interna do aro deve cair, antes que o parafuso seja completamente removido. Coloque o parafuso e o aro pequeno de lado, para uso posterior.

  6. Deslize as cortinas sobre o anel de bordados. Ajuste as pregas a seu gosto. Talvez seja preciso de um ajudante para segurar o dossel longe do chão enquanto você ajusta as pregas.

  7. Assim que as pregas estiverem prontas, use o parafuso para começar a fechar o aro de bordado. Quando ele estiver quase fechado, coloque o anel pequeno no lugar e continue a apertar, até que o aro de bordado tenha sido bem fechado.

  8. Recorte quatro comprimentos de linha de pesca e amarre-as separadamente em distâncias iguais nas partes frontal traseira e laterais do dossel. Não preocupe-se que as linhas sejam muito longas, pois será mais fácil aparar da parte superior, do que ter que cortar um novo pedaço de linha.

  9. Ajuste o dossel conforme a altura desejada e amarre a linha de pesca ao pitão. Para isso será preciso de um segundo par de pitões. A pessoa que estiver no chão dará as direções à pessoa segurando a linha de pesca e o dossel, para ajustar a altura. Assim que a linha de pesca estiver amarrada ao pitão, apare o excesso.

Loading...

Dicas

  • Caso não encontre um aro de bordado grande o suficiente, é possível usar um bambolê. Use um estilete afiado para cortá-lo e permitir que as cortinas sejam penduradas nele. Quando todas as cortinas estiverem no bambolê, prenda-o novamente com cola e uma cor similar de fita adesiva. Ao puxar as cortinas sobre a fita adesiva, ela se tornará menos notável.
  • Pinte pequenas peras, para usar como "pontas" da tenda, para mantê-la no formato desejado.

O que você precisa

  • Cortinas em estilo painel de corte do teto ao chão
  • Aro de bordado grande
  • Pitão grande
  • Localizador de vigas
  • Escadinha ou cadeira
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Fita
  • Ajudante
Loading ...
Loading ...