×
Loading ...

Tendinite em cães

Atualizado em 17 abril, 2017

Os tendões são tecidos fibrosos que ligam o músculo ao osso. A tendinite surge quando eles inflamam, se rompem ou ficam irritados. Causados por trauma ou lesões, os sintomas podem incluir dor e rigidez muscular.

Os cães também sofrem com a tendinite (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Cães em risco

Embora qualquer cão possa sofrer de tendinite, os que mais têm chance de desenvolver o problema são os cães de corrida, como os galgos, e aqueles que são muito ativos fisicamente, como os cães que puxam trenós, os de caça e de busca e resgate.

Loading...

Sintomas

A tendinite é bastante dolorosa. Quando um cão desenvolve o problema, ele começa a mancar visivelmente e poderá chorar de dor quando a lesão surgir. A área afetada pode limitar-se ao alcance de movimento.

Tratamento

Aplicar bolsas de água quente ou fria na área afetada aliviará o cão. Outros métodos analgésicos podem incluir repouso, limitação de exercícios e medicamentos anti-inflamatórios.

Cuidado veterinário

Se a lesão for crônica ou se o tendão tiver rompido, o atendimento veterinário será necessário. Pode haver um acúmulo de fluidos que precisará ser drenado da área afetada. Uma cirurgia também pode ser necessária para reparar a lesão debilitante.

Prevenção e solução

Evite atividades repetitivas que possam envolver a movimentação de juntas rígidas dolorosas. Períodos mais curtos e frequentes de atividade são recomendados para cães mais velhos e de meia idade ao invés de períodos prolongados, que podem distender os tendões do animal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...