O que é tenossinovite dos flexores?

Escrito por george n. root iii | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Às vezes, a tenossinovite dos flexores pode começar como uma dor chata nas articulações ou nós dos dedos. Porém, se a pessoa não tratá-la, a dorzinha pode evoluir facilmente para problemas de saúde mais dolorosos e que duram muito mais tempo.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A tenossinovite dos flexores é um problema de saúde que aparece nas articulações da mão, principalmente nos dedos. Ela provoca dor quando a pessoa tenta mover os dedos ou quando o indivíduo fecha ou abre o punho, não importando como. O dedo afetado tende a ficar travado, em uma posição curvada. Outra evidência da tenossinovite dos flexores é quando a pessoa tenta colocar o dedo afetado ereto e sente muita dor.

Características da doença

A tenossinovite dos flexores também é conhecida como dedo em gatilho ou pelo termo tenossinovite estenosante do flexor. É comum ouvir um estalo quando a articulação do dedo é movimentada ou sentir uma dor tão forte que pode acordar pessoa quando ela comprime o punho durante o sono.

Tipos

Pode haver várias causas que provocam a tenossinovite dos flexores. Uma das mais comuns é o uso excessivo dos dedos em uma atividade diária. O dedo indicador é o mais comumente afetado, porque ele é usado por muitas pessoas constantemente durante o dia. Outra causa é a artrite na articulação do dedo. Esta pode se apresentar com nódulos no tendão e causar dor quando o dedo fica travado. A tenossinovite estenosante do flexor também pode ser resultante de diabetes ou ser usada de indicador para uma possível diabetes.

Considerações

A tenossinovite dos flexores é uma infecção dos tendões dos dedos da mão, mas o quanto antes ela for tratada pode ajudar a evitar a necessidade de cirurgia. Se um médico achar que a doença não está em um estágio avançado, na maioria das vezes ele recomendará fisioterapia intensa para ajudar a combater o mal. Para os casos mais avançados e os que envolvem a diabetes, pode ser necessário passar um tratamento médico para combater a doença. O médico fará a introdução de antibióticos diretamente no dedo afetado e, em seguida, manterá um programa de tratamento com antibióticos para combater a infecção. Normalmente, o dedo é colocado entre talas para mantê-lo em uma posição ereta mais confortável. Além disso, o médico pode recomendar que o paciente mantenha o dedo esticado para permitir a drenagem apropriada.

Cuidados

Os médicos consideram a tenossinovite dos flexores extremamente grave e recomendam que a pessoa com a doença procure cuidados médicos quando os sintomas aparecerem pela primeira vez. O problema não é só a dor; se a pessoa ignorar o tratamento, uma das consequências pode ser a perda permanente da função do dedo afetado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível