Teoria do Esquema de Cores

Escrito por steven yessick
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Teoria do Esquema de Cores
(http://tinypic.com/)

Os esquemas de cores dependem principalmente de um senso de estética para usos aplicáveis. A teoria por trás dos esquemas de cores proporciona um quadro geral para a compreensão de como as cores se relacionam. A compreensão da teoria do esquema de cores permite uma experiência com seleções de cores alternativas, tendo em mente como essas cores se relacionam na paleta de cores.

Outras pessoas estão lendo

Monocromático

Um esquema de cores monocromático envolve só uma cor na paleta de cores. As distinções dentro de uma determinada cor envolvem brilho e saturação. A saturação de cor é basicamente o quão próximo ela está de se tornar uma cor neutra. As cores neutras são cinza, preto e branco. O brilho de uma cor é referido como o seu valor. Esquemas de cores monocromáticos usam uma única cor, mantendo as diferenças de valor e saturação.

Análogo

Um esquema de cores que é análogo usa uma cor na paleta de cores e as duas cores próximas a ela. Esquemas de cores análogos podem ser quentes (vermelho, laranja e amarelo) ou frios (azul, roxo e verde) ou ambos.

Complementar

Os esquemas de cores podem envolver cores complementares. Os pares complementares incluem o azul e o vermelho, laranja e verde, roxo e amarelo. Os esquemas de cores por meio de pares complementares podem usar diferentes níveis de brilho e saturação para aumentar a variedade de cores.

Complementar Dividida

Esquemas de cores complementares divididos usam uma cor e as duas cores em cada lado do seu complemento. As duas cores de cada lado de uma cor primária são as cores terciárias. As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. As cores secundárias são roxo, verde e laranja. As cores entre as cores primárias e secundárias são chamadas cores terciárias.

Esquema de Cores Triádico

Se um triângulo equilátero fosse elaborado em cima da paleta de cores, seus cantos tocariam três cores. As cores que ele toca são consideradas cores triádicas. As cores primárias são triádicas, assim como as cores secundárias e as cores terciárias.

Esquemas de Cores Tetrádicos

Esta teoria de esquema de cores envolve o uso de dois pares complementares simultaneamente. Se um retângulo fosse desenhado na paleta de cores, os dois pares complementares que encostam nos cantos seriam a base para um esquema de cores tetrádico.

Informações Gerais de um Esquema de Cores

Lembre-se que cada esquema de cores pode ser modificado através da adição de preto, branco ou uma cor de complemento a uma ou mais cores. Misturar uma cor com o seu complemento aumenta a neutralidade de uma cor. A matização de cor significa acrescentar branco a essa cor. Brilho, ou valor de uma cor, é um fator importante no esquema de cores. Ajuste as cores em um esquema de cores, experimentando tanto com a saturação quanto com o valor.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível