As teorias cognitiva e de desenvolvimento moral de Piaget

Escrito por amy martin | Traduzido por mirella veloso
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As teorias cognitiva e de desenvolvimento moral de Piaget
Piaget acreditava que todas as crianças progridem em quatro estágios de desenvolvimento cognitivo (children image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Embora não foi formado como psicólogo, Jean Piaget se tornou um dos mais citados pesquisadores nesse campo. A sua teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo e ideias sobre o desenvolvimento da moralidade humana têm influenciado não somente psicólogos, mas, também, educadores e pais.

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Desenvolvimento Cognitivo (0-7 anos)

Os dois primeiros estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget são o sensório-motor e o pré-operacional. Piaget considerava que seres humanos, desde o nascimento até os dois anos de idade, estariam no estágio sensório-motor devido a uma falta do que era por ele nomeada de "permanência do objeto" (o entendimento humano de que os objetos continuam a existir mesmo que no momento presente não os possamos sentir). Humanos no estágio pré-operacional (dos dois até os sete anos) começam a ter o processo de pensamento mais internalizado e estão começando a desenvolver um consciência de si.

Desenvolvimento Cognitivo (7-11 anos)

Os dois últimos estágios de desenvolvimento cognitivo delineados por Piaget são o Operatório Concreto e o Operatório Formal. Os seres humanos de sete a 11 anos de idade estão no período Operatório Concreto e começando a utilizar as operações de lógica e regras limitadas ao mundo que eles experimentam diretamente. No período Operatório Formal (a partir de 11 anos), os humanos desenvolvem a habilidade de resolver problemas hipotéticos, fazer deduções e testar hipóteses.

Desenvolvimento Moral

Em 1932, Piaget publicou "O Juízo Moral na Criança", um dos primeiros trabalhos preocupados com a moralidade das crianças. Baseado nos seus estágios de desenvolvimento cognitivo, Piaget teorizou que o comportamento moral da criança só poderia ser compreendido no contexto do estágio atual de desenvolvimento cognitivo da mesma e que a primeira exposição da criança às regras sociais são os comandos dados pelos seus pais ou outras figuras de autoridade. As crianças enxergam essas regras passadas como leis fixas quando eles estão nos seus primeiros estágios de desenvolvimento cognitivo, pois eles não se desenvolveram intelectualmente de forma suficiente para entender, cognitivamente, que as regras são produtos de contratos sociais que encorajam a cooperação mútua entre os seres humanos.

Críticas

Outros psicólogos, particularmente os behavioristas (ou comportamentalistas), como John Watson e B.F.Skinner, criticaram as teorias de Piaget. Ao contrário deste, os behavioristas acreditam que o desenvolvimento cognitivo é influenciado mais por forças externas do que por processos internos. Em outras palavras, acreditam que o desenvolvimento cognitivo é o resultado do aprendizado.

Avisos

Enquanto Piaget acreditava que todas as pessoas progridem através dos quatro estágios de desenvolvimento cognitivo (e os estágios de moralidade a eles relacionados), aqueles com crianças debilitadas intelectualmente devem atentar ao fato de que as suas crianças irão progredir pelos estágios em uma maneira mais lenta (talvez, passem mais tempo do que os anos designados para cada estágio) ou podem falhar a alcançar os estágios mais altos de desenvolvimento cognitivo.

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