As teorias de Lev Vygotsky em sala de aula

Escrito por katherinef | Traduzido por carolina pires
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As teorias de Lev Vygotsky em sala de aula
Vygotsky acreditava que brincar com frequência ajuda a melhorar o pensamento cognitivo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Considerar e implementar as teorias do psicólogo Lev Vygotsky em salas de aula pode ser útil para alunos de todas as idades e contextos. Milhares de escolas modelaram seus currículos de acordo com os princípios dele, permitindo que as crianças tivessem acesso a um ambiente de aprendizado completo e ajudando-as a desenvolvar seus pontos fortes. Experiências tidas pelos alunos na escola contribuem para seu aprendizado dentro e fora da sala de aula.

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Brincadeiras

Crianças que são encorajadas a se envolverem em atividades prazerosas se desenvolvem melhor do que aquelas cujos professores se concentram apenas nos aspectos acadêmicos. Vygotsky afirma que, ao contrário da crença popular, jogos educacionais não são mais úteis do que aqueles criados apenas para o entretenimento. Em suas próprias palavras, "as maiores conquistas de uma criança são possíveis em brincadeiras, conquistas que amanhã se tornarão seus níveis básicos de ação real".

Zona de desenvolvimento proximal

Uma das crenças fundamentais de Vygotsky é que as crianças não devem ser testadas em seus conhecimentos presentes, mas em seu potencial de performance diante de circunstâncias ideais. Avaliar a zona de desenvolvimento proximal (ou ZDP) de uma criança pode proporcionar a representação mais adequada de sua inteligência. Como explica a psicóloga Diane Papalia, a ênfase de Vygotsky no papel desempenhado por pais e educadores no desenvolvimento cognitivo da criança permite que ela se sinta confortável e confiante com suas próprias habilidades.

Interação social

A socialização constante com colegas é um ingrediente necessário para um desenvolvimento cognitivo amplo. Uma interação interpsicológica, que envolve contato cara-a-cara com outras pessoas, fomenta o raciocínio interpsicológico, que é a habilidade de considerar várias opções antes de chegar a uma conclusão.

Linguagem

Crianças precisam estar familiarizadas com os princípios básicos da língua falada para garantir que aprendam o máximo possível. Além disso, dominar a comunicação permite que os alunos interpretem melhor seu processo de pensamento e formulem opiniões formais sobre o mundo. Como descrito pelo próprio Vygotsky, "O pensamento passa por muitas transformações até que se torne discurso. Ele não apenas acha uma expressão no discurso; acha sua realidade e forma."

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