Mais
×

Como ter uma conversa séria com seu namorado

Atualizado em 17 abril, 2017

Sendo o assunto potencialmente bom ou definitivamente ruim, conversas sérias em relacionamentos às vezes são necessárias. Elas dependem de habilidades como tato, sensibilidade, habilidade de transmitir um ponto de vista e dar o tom correto. Para ser bem-sucedido em uma conversa séria, escolha o momento certo para falar, comece com um objetivo em mente e continue firme e assertiva, em vez de controladora.

Instruções

Linguagem corporal pode indicar bem como está indo uma conversa sobre o relacionamento (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Escolha o momento certo para falar. Evite momentos que já estejam carregados de emoção ou durante um momento em que ele esteja se sentindo particularmente vulnerável — como em casamentos, visita aos pais ou após o sexo. Da mesma forma, não tente encaixar conversas em eventos nos quais ele é obrigado a ouvir, como em jantares românticos. Em vez disso, introduza a conversa em um ambiente casual e aberto. Se você estiver pedindo por compromisso, esteja preparada com uma estratégia de saída se a resposta for não.

  2. Comece com um objetivo em mente. Pergunte-se para onde você quer que o relacionamento vá. Que tipo de ligação você está procurando? Se o objetivo é morar juntos, então esteja preparada para falar sobre como será sua nova vida juntos. Use detalhes práticos sobre o espaço compartilhado como um ponto para começar a explorar o lado emocional de um compromisso maior. Seja o menos julgadora possível, convidando-o a falar honestamente sobre quaisquer restrições.

  3. Decida que tipo de resposta é aceitável e esteja preparada para cumprir o resultado. Se estiver planejando dizer, "Eu quero saber se você está comprometido com essa relação", então deixe isso claro no seu tom de voz. Isso irá comunicar seriedade e aceitação de apenas uma resposta, sim ou não. Se estiver preocupada sobre a falta de algo vital no relacionamento, então convide-o a falar sobre os motivos disso.

  4. Seja assertiva, em vez de controladora. Se a conversa será sobre querer mais compromisso, então enfatize seus sentimentos positivos e afeição por ele como uma forma de marcar bem seu desejo de ficarem mais próximos. Evite usar palavras como "preciso" ou "sinto", junto com clichês como "Precisamos conversar" ou "Onde você vê essa relação no futuro?". Em vez disso, use a linguagem de definição de metas para traçar pontos sobre exclusividade e responsabilidade mútua.

  5. Siga a discussão com ação gradual e consistente se o resultado for positivo. Dê a seu namorado tempo para se ajustar e fazer as mudanças práticas, especialmente se a decisão feita foi a de morarem juntos. Se o resultado foi negativo, reconheça suas emoções e termine a conversa de forma graciosa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article