Mais
×

Como ter ideias para criar histórias curtas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Abra seus olhos, ouvidos e sua mente e você descobrirá que as ideias para pequenas histórias estão em todo lugar. Treine sua veia de gerar histórias e mais e mais ideias virão para você. Nunca force esse processo e conte com sua imaginação para unir e adicionar algo interessante ao que seus olhos e ouvidos captarem.

Instruções

Gere ideias de histórias pequenas
  1. Carregue um pequeno caderno e caneta onde você for para que esteja preparado para escrever flashes fugazes de inspiração. Coloque-os na sua mesa de cabeceira quando for dormir, pois sonhos e insônia geralmente levam a ideias ótimas.

  2. Mantenha sua mente aberta. Use os eventos e observações diárias sobre as pessoas e a vida como bases potenciais para pequenas histórias.

  3. Dê uma volta de ônibus pela cidade. Quando você vir uma pessoa que lhe interessar, imagine-se em seus sapatos e comece uma história.

  4. Esteja à procura de uma foto intrigante, pois uma imagem envolvente pode alimentar sua imaginação. Qual história a fotografia lhe conta?

  5. Leia jornais e procure por sagas da vida real que fariam contos convincentes.

  6. Selecione um evento da vida real e dê para a situação um final diferente ou até mesmo extremo.

  7. Ouça seus parentes. Os mais velhos, sobretudo, geralmente possuem histórias interessantes para contar. Preste atenção especial em dialetos, nomes intrigantes, personagens, etc.

  8. Mantenha um diário de escrita livre. Escreva por 15 minutos diariamente sobre qualquer coisa que surgir em sua mente, e tente não editar. Leia seu diário e procure por passagens, frases ou ideias interessantes que poderiam inspirar uma história.

Dicas

  • Desenvolva um "ouvido" especial para o diálogo. Anote trechos interessantes de conversas e use-os em sua próxima história pequena.
  • Escreva pequenos esboços de personagens sobre pessoas que você conheceu que lhe interessaram e leia-os quando precisar de inspiração. Você pode construir uma história em torno de um ou dois desses personagens? Talvez até possa combinar dois personagens em uma personalidade fascinante, ajudando na elaboração de uma ótima história.
  • Examine a lista telefônica, principalmente as páginas amarelas. Um nome interessante ou ocupação pode iluminar uma ideia para história.

Aviso

  • Não cometa o erro de escrever o que você pensa que as outras pessoas querem ouvir. Vá fundo e conheça a si mesmo, e escreva a partir do seu próprio ponto de vista.

O que você precisa

  • Jornais
  • Cadernos espirais
  • Canetas de escrever
  • Notebook
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article