Temas para contos

Use um dos sete enredos básicos em seus contos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Existem sete enredos básicos na ficção. Se você precisar de ideias para um conto ou uma série deles, poderá usar um desses enredos. Você não precisará usá-los do começo ao fim, mas, se iniciar uma história com a semente de um esboço, será mais fácil colocar seu cérebro para trabalhar, e você poderá liberar sua criatividade. Alguns dos tipos básicos de enredos envolvem o homem enfrentando a natureza, ele mesmo, uma máquina ou algo sobrenatural.

A natureza

Bons contos podem começar com seu personagem preso em uma ilha, perdido na floresta, no deserto ou mesmo em uma cidade grande. Tente introduzir uma grande tempestade no meio ambiente onde está seu personagem. Faça com que ele encontre um obstáculo e reavalie sua vida. Você pode fazer com que ele enfrente os elementos para sobreviver e tenha que construir um abrigo, fazer suas próprias roupas ou encontrar uma caverna. Também pode incluir perigo acrescentando animais, criminosos ou trapaceiros que tentarão se aproveitar de seu personagem.

Conflito pessoal

Bons contos podem refletir inseguranças ou problemas pessoais. Você pode introduzir a destruição que o alcoolismo traz, por exemplo. Deixe o leitor sentir o sofrimento que o personagem sente quando bebe, a perda de amor próprio e, por fim, o sair do fundo do poço. Deixe que o leitor acompanhe a batalha que se trava dentro da mente do alcoólatra enquanto ele tenta lutar e acaba conseguindo vencer, ou perder, a batalha contra o álcool.

A máquina

O homem contra a máquina pode ser representado em um conto, e não é necessário que haja de fato uma máquina. Pode ser a máquina da política. Você pode fazer com que seu personagem lute contra um político que está tão atolado nas profundezas da máquina industrial que esteja cometendo crimes contra pessoas comuns ao se vender para grandes companhias. Seu personagem pode decidir desvendar as trapaças do político ou revelar à população os crimes que ele cometeu.

O sobrenatural

Poucas coisas são mais divertidas de escrever do que o sobrenatural. Faça com que seu personagem alugue uma casa no deserto para passar um final de semana. Faça com que alguns moradores antigos contem uma história de como uma família simplesmente desapareceu certa vez, deixando os pratos com comida sobre a mesa. Faça com que seu protagonista ria da história e fique na casa mesmo assim, somente para ser acordado no meio da noite com um barulho distante de choro, risada ou gritos.

eHow Brasil
×