on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como ter uma plantação orgânica em casa

Ter uma plantação orgânica em casa não é uma tarefa das mais complicadas. Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter um grande quintal para começar a própria plantação. Um vaso pequeno em uma área onde bate sol já é suficiente para começar a sua horta. Cultivar plantas orgânicas é uma medida inteligente que pode gerar, em médio prazo, alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos. Você também estará fazendo um bem ao meio ambiente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, para que a plantação cresça de forma saudável.

É possível ter uma plantação orgânica dentro de casa (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Preparação

Separe os materiais que serão necessários, como vaso de cerâmica, mudas orgânicas, uma jardineira de plástico, uma pequena pá, terra orgânica e pedrinhas de decoração. Na hora de instalar a horta, escolha um local de maior insolação da casa. Evite a presença de animais, como cães, gatos e galinhas, na horta orgânica. Ajeite a terra com as mãos. A couve é uma hortaliça bastante utilizada nas plantações orgânicas. Mas há outras opções que podem ser utilizadas, como alface, tomate, hortelã e manjericão.

Loading...
O primeiro passo é preparar bem a terra (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Ajeitando a terra

Depois disso, preencha o vaso com terra orgânica, observando uma curta margem até a borda. Vá regularizando a superfície de terra com as mãos. Depois que a terra for colocada, é hora de plantar as mudas. As mudas prontas aceleram o processo, já que não será preciso germinar as sementes. Isso evita uma espera aproximada de 30 dias. Para isso, enterre a parte do torrão na terra e ajeite as bordas com as mãos. Mas evite compactar muito a terra em volta das mudas, já que isso evita o encharcamento da terra na hora de colocar água.

Utilize mudas de plantas para fazer sua horta (Sam Royds/Photodisc/Getty Images)

Plantação

Em seguida, com a ajuda da jardineira de plástico, coloque uma porção extra de terra orgânica por sobre os torrões das mudas, de modo que apenas a planta fique sobre a terra. Na hora de plantar outras mudas, deixe um espaço de cerca de 2 cm entre as plantas. Quando a horta estiver pronta, é hora de colocar o vaso em um local apropriado. Escolha um lugar com grande insolação. Na hora de regar as mudas, será necessário fazê-lo todos os dias. Mas cuidado para não encharcar a terra. O ideal é inserir pouca água, deixando a terra levemente úmida.

Use a jardineira para preparar a terra (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Manutenção da horta

Em poucos dias, se tudo der certo, sua horta vai crescer de forma exuberante. A cada três meses, será preciso realizar a manutenção da horta, para evitar pragas. Assim, realize a adubação da cobertura da terra. Isso pode ser feito com húmus de minhoca, esterco de vaca ou outro tipo de adubo. Na hora de colher, basta retirar cuidadosamente os alimentos, mantendo as mudas no local. No caso de alimentos como salsinha, manjericão ou alface, basta lavá-los bem com água corrente e estarão prontos para o consumo. E bom apetite.

Plantas de manjericão, por exemplo, também podem ser usadas com decoração na sua casa (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...