Como ter um script de validação e confirmação no botão submit em ASP.NET

Escrito por rick leander | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ter um script de validação e confirmação no botão submit em ASP.NET
Botão de confirmação no ASP.NET (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Uma aplicação web eficaz equilibra a interação do navegador e servidor para produzir uma experiência de usuário agradável. Ao apresentar os dados, ou ao clicar em um botão de exclusão, é uma boa prática solicitar que o usuário confirme sua ação. Para implementar esse recurso, o navegador mostra uma caixa de diálogo solicitando a confirmação. O servidor não age a menos que o usuário clique na resposta correta. Siga estes passos para implementar um diálogo de confirmação simples usando ASP.Net e o Visual Basic.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Microsoft Visual Studio ou Microsoft Visual Web Developer (2005 ou posteriores)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra o Microsoft Visual Studio e crie um novo projeto para formulários. Clique em "File" (Arquivo) e "New Project" (Novo projeto). Quando o diálogo for exibido, escolha "Web Application" (Aplicação Web) sob a árvore Visual Basic. Escolha o ícone de aplicação Web ASP.Net e dê o nome "TesteConfirmacao" para o projeto. Clique em "OK" para criar o novo projeto.

  2. 2

    Clique em "View" (Visualizar) e "Markup" (Marcação) para ver o código HTML do arquivo default.aspx. Aparecerá um código semelhante a este:

    <%@ Page Language="vb" AutoEventWireup="false" CodeBehind="default.aspx.vb" Inherits="TesteConfirmacao._default" %>

    <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

    <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head runat="server"> <title> </title> </head> <body> <form id="form1" runat="server"> <div>

  3. 3

    Inclua um botão "submit" (enviar) e um campo "hidden" (escondido) no formulário.

    <input type="submit" name="btnSubmit" id="btnSubmit" value="Submit" runat="server" onclick='btnSubmit_click();' /> <input type="hidden" name="confirmed" id="confirmed" value="" runat="server" />

    Observe a inclusão do manipulador "onClick". Antes do controle ser passado para a lógica, o script é chamado no navegador para realizar a confirmação.

  4. 4

    Adicione o script de confirmação a seguir:

    <script language="javascript"> function btnSubmit_click() { var confirmed = document.forms.form1.confirmed;

    if (confirm("Você realmente quer enviar estes dados?")) confirmed.value = "Sim"; else confirmed.value = "Não"; } </script> </div> </form> </body> </html>

    O script adiciona uma variável chamada "confirmed" (confirmado) que aponta para o campo "hidden" (escondido), e em seguida chama a função para confirmar a pergunta. Se o botão "OK" for clicado, a função retorna um valor verdadeiro. Se "Cancelar" for clicado, ele retorna um valor falso. Dependendo da resposta, vamos definir o campo oculto para "Sim" ou "Não".

  5. 5

    Clique com o botão direito na janela e escolha "View Code" (Ver código). Isso abrirá o código Visual Basic por trás da página.

    Public Class _default Inherits System.Web.UI.Page

    Protected Sub Page_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load End Sub

  6. 6

    Inclua esta função para manipular o clique do botão:

    Private Sub btnSubmit_serverClick(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnSubmit.ServerClick If confirmed.Value = "Sim" Then Response.Redirect("proximaPagina.aspx") End If End Sub

    Depois que a função JavaScript for chamada, este código verifica o valor do campo "hidden" (escondido) para determinar a resposta do utilizador. Se o usuário clicar em "OK", então vamos para o próximo formulário. Se não, nós não fazemos nada.

  7. 7

    Pressione a tecla "F5" para executar o programa. Clique no botão "Submit" (enviar) e, então, clique em "Cancel" (Cancelar). Nada acontece. Clique no botão novamente, e então clique em "OK". Desta vez, um erro 404 aparecerá informando que a página "proximaPagina.aspx" não existe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível