Terapia da água fria e tratamento psiquiátrico

Escrito por gina demarco | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Terapia da água fria e tratamento psiquiátrico
A terapia da água fria ajuda a melhorar um número de doenças (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

A terapia da água fria, prática de experimentar choques agudos de água fria no corpo, é um método alternativo um pouco desconhecido para se melhorar muitos elementos da saúde física e mental. Pode melhorar um grande número de doenças físicas, tais como dores articulares e musculares, deficiência imunológica e circulação sanguínea, e pode até mesmo ajudar a combater a fadiga e depressão.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos físicos

A terapia da água fria tem muitos benefícios para saúde do corpo e pesquisas têm provado o seu efeito positivo sobre a imunidade. Estudos têm demonstrado que atividade de linfócitos T citotóxicos periféricos em pessoas mais regularmente expostas à água fria tem sido mais forte, trabalhando melhor o sistema imunológico do que outras. A terapia também pode ajudar pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca crônica, síndrome da fadiga crônica e algumas formas de câncer não-linfoide. Ao expor diretamente o corpo ao estresse natural como o da água fria, outros benefícios para a saúde podem ser alcançados, incluindo aumento do fluxo sanguíneo e uma diminuição da dor e inflamação.

Efeitos mentais

A terapia de água fria é conhecida por ter sido praticada por cavaleiros medievais e mestres de artes marciais e até mesmo em várias tradições religiosas antigas, não só para limpar e rejuvenescer o corpo, mas para curar a mente e o espírito de forma a ficar em mais harmonia com a natureza.

Hoje, especialistas em saúde mental dizem que essa terapia pode beneficiar nossas mentes, interrompendo certos padrões que crescemos acostumados, e é também conhecida como Programação Neuro Linguística. Ela promove níveis de alta energia instantâneos e libera endorfinas, efetivamente melhorando o humor. Assim como ela pode ajudar com a fadiga, a terapia da água fria também pode ajudar com a depressão, pois os dois problemas tendem a estar ligados.

Métodos

Alguns métodos diferentes podem ser praticados para conseguir facilmente os efeitos da terapia da água fria. Uma forma é colocar os pés descalços em uma superfície fria, e se você vive no sul, até mesmo na neve. Além disso, esfregar sua pele com neve pode ser uma boa maneira de conseguir esses efeitos. Outra é respirar profundamente, se arquear para trás, segurar a respiração e em seguida, lenta e metodicamente derramar um balde de água gelada sobre sua cabeça. Câmaras de ar frio, ou crioterapia, provaram acelerar a taxa metabólica muito rapidamente. Um banho frio de cerca de 20 graus ou mais frio ainda é uma opção mais prática e acessível. Basta tomar um banho frio de vez em quando, no entanto, você não irá conseguir resultados tão poderosos quanto com as medidas mais extremas mencionadas, como ficar de pé descalço na neve.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível