Terceiro trimestre da gestação e dores nos seios

Escrito por amy lukavics | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Terceiro trimestre da gestação e dores nos seios
Entenda as mudanças de seu corpo no terceiro trimestre de gestação (http://www.flickr.com/photos/danifotografiados/2062958689/)

Ah, as alegrias da gravidez. Enjoos matinais, dores nas costas e, para a maioria das futuras mamães, a inevitável dor nos seios. Conforme se entra no terceiro trimestre de gestação, o período final de espera antes do parto, pode ser que a dor nos seios aumente. Ao entender o que está acontecendo com o corpo, é possível tomar medidas para evitar o máximo de incômodo possível.

Outras pessoas estão lendo

Apoio adequado do sutiã

Em preparação para a chegada do bebê, os seios crescem durante toda a gravidez, mas a maioria das mulheres apenas nota a diferença durante o terceiro trimestre. Durante esse período, é possível aumentar um ou dois números de sutiã, o que pode ser uma alegria para algumas e frustração para outras. De qualquer modo, você deve ajustar o sutiã adequadamente ao novo tamanho dos seios. Sutiãs de maternidade não são necessários, mas são os mais confortáveis para uma mulher grávida. Algumas mulheres compram sutiãs um pouco mais largos, caso haja um crescimento a mais inesperado. A sustentação de um sutiã apropriado pode fazer toda a diferença.

Vazamento

Outro sintoma que pode ocorrer durante o terceiro trimestre é o vazamento de leite nos mamilos. O colostro é a substância grossa e amarelada que pode ser notada no segundo trimestre e que, no terceiro trimestre, evolui para um fluido claro e quase transparente. O colostro é um tipo de estágio anterior ao leite e que pode ser liberado se os seios forem tocados ou estimulados de alguma forma. Um jeito fácil de evitar manchas inconvenientes na blusa é comprar sutiãs próprios para amamentação, que absorvem qualquer excesso de fluido que o seio venha a liberar.

Mamilos doloridos

Mamilos doloridos, um dos sintomas mais comuns do terceiro trimestre da gestação, são causados pela oscilação de hormônios e podem ser bastante incômodos. Para minimizar a dor, certifique-se de que seus sutiãs sejam bem acolchoados para prevenir o atrito e que tenha um bom creme hidratante para evitar que a região fique seca e rachada. Se planeja amamentar, também pode ser útil frequentar aulas sobre amamentação para aprender como ajudar seu bebê a sugar corretamente. O posicionamento incorreto tornará a dor nos mamilos muito pior. Além disso, evite qualquer tipo de atrito ou uso de sabonetes no mamilo durante o banho, já que isso apenas irritará ainda mais a região.

Estrias

As estrias podem aparecer a qualquer momento durante a gravidez, incluindo durante o terceiro trimestre. Embora não haja um jeito completamente certo para evitá-las, passar um creme hidratante profundo ou óleo sobre os seios após um banho quente pode ajudar a pele a se adaptar ao crescimento. Se aparecerem estrias, o que tem bastante chance de ocorrer, não se preocupe. Enquanto elas estiverem escuras, elas poderão clarear para uma cor branca e se tornarem quase imperceptíveis.

Sensibilidade excessiva nos seios

Geralmente, uma sensibilidade extrema nos seios aparecerá durante o primeiro trimestre e passará no terceiro. Contudo, se ainda houver sensibilidade dolorosa no período final da gravidez, pode ser que você não esteja usando o sutiã apropriado ou que os seios estejam simplesmente sensíveis. Se houver dor durante a noite, use um sutiã de algodão próprio para dormir. Certifique-se de que seus seios estejam recebendo o suporte adequado durante exercícios físicos e tome cuidado extra quando for trocar de roupa ou andar no meio de uma multidão, evitando batidas acidentais. Para aliviar a dor, tente relaxar em um banho quente de banheira ou ducha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível