×
Loading ...

Como usar um terminal Android

O sistema operacional Android tem uma interface gráfica de usuário normal, mas também um terminal baseado em texto que pode ser usado para executar comandos. O Android é baseado no sistema operacional Linux, então os comandos utilizados no terminal Android serão os mesmos que os encontrados no Linux, embora nem todos os comandos Linux funcionem no Android. Você deve baixar um aplicativo de terminal no "Android Market" para acessar o terminal a partir de seu telefone.

Instruções

Baixe o aplicativo de terminal no ''Android Market'' para acessar o terminal a partir de seu telefone (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Desbloqueie o seu dispositivo Android e abra o recurso de aplicativos. Toque no ícone "Market" e toque na lupa quando o Android Market carregar. Digite: "Terminal Emulator" e pressione "Enter". Escolha um dos aplicativos do emulador de terminal e toque em "Download". Toque em "Aceitar e fazer download" para iniciar a instalação. Toque em "Abrir" após o aplicativo ter sido instalado.

    Loading...
  2. Digite os comandos na janela de terminal. Isso será muito parecido com um prompt de comando em um computador. Você pode, por exemplo, saber sobre o uso atual do disco, digitando "du" e pressionando "Enter". Digite "du-chs" e "Enter" para ver o uso discriminado por cada arquivo e diretório.

  3. Veja um registro do log de inicialização, digitando "logcat" e pressionando "Enter". Você pode ver cada ação que acontece quando o seu dispositivo Android inicia. Monte ou desmonte o cartão de memória de segurança digital no seu dispositivo com os comandos "mount/sdcard" ou "unmount/sdcard". Examine a configuração de rede do seu Android com o comando "netcfg".

Loading...

Dicas

  • Muitos comandos do terminal Android precisam de acesso de raiz para serem executados. Caso não tenha esse acesso de raiz em seu aparelho, o comando não funcionará. Por exemplo, "su" para Super Usuário é indisponível para usuários sem raiz.

Aviso

  • Comandos do terminal Android podem danificar o telefone.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...