Como um termômetro infravermelho mede a temperatura?

Escrito por alexis rohlin | Traduzido por luciana p. s. lopes
Como um termômetro infravermelho mede a temperatura?
Termômetros infravermelhos são utilizados para medir a temperatura de um objeto à distância (infrared thermometer image by Vladimir Titov from Fotolia.com)

Termômetros infravermelhos são utilizados para medir a temperatura de objetos quentes, potencialmente perigosos ou que estão fora de alcance. São muito utilizados em cozinhas para medir as temperaturas dos alimentos e para verificar se as superfícies de cozimento atingiram a temperatura correta. Esses aparelhos também são chamados de pirômetros infravermelhos.

Funcionamento

O termômetro infravermelho detecta a assinatura de calor de um objeto por meio de sensores ópticos. Esses sensores correspondem a uma série de lentes e espelhos que condensam em um detector a energia infravermelha emitida por um objeto, transformando-a em sinal elétrico. Esse sinal é interpretado e convertido em uma leitura de temperatura no mostrador do termômetro.

Usos

Esses termômetros podem ser utilizados em sistemas domésticos de aquecimento e resfriamento, inspeções de incêndios, vistorias realizadas por seguradoras, na indústria automotiva e de motores a diesel, bem como na fabricação de produtos.

Termômetros culinários

Os termômetros culinários infravermelhos detectam e medem a energia infravermelha emitida pelo alimento e calculam sua temperatura. A utilização desses termômetros para medir a temperatura de superfícies requer que sua refletividade, como a de uma panela de metal brilhando, seja levada em consideração antes da medição, caso contrário, a precisão da leitura será afetada. Ao borrifar a superfície com óleo de cozinha, a refletividade é compensada, proporcionando uma boa leitura de temperatura.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível