Mais
×

Por que o terno masculino possui botões nas mangas?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os botões das mangas de um terno masculino cumprem funções práticas e decorativas. Botões que abrem e fecham costumam invocar status.

Os botões da jaqueta masculina possuem diversas funções (Barbara Penoyar/Photodisc/Getty Images)

Séculos de uso

Os botões do terno podem ser vistos tanto como uma benção quanto uma maldição. Homens que se vestem de forma meticulosa preferem ternos com botões funcionais no pulso, mas a maioria dos ternos usados por homens possui botões com função puramente decorativa.

Forma sobre funcionalidade

O alfaiate de Manhattan e historiador de roupas masculinas, Alan Flusser, afirma que os botões nas mangas de ternos já existiam a 225 anos atrás, no reino de Frederico, o Grande, na Prússia. Segundo Flusser, os botões "encorajavam os soldados a usarem o punho da camisa como lenço, ao invés das mangas das jaquetas". A maioria das regras modernas de vestimenta masculina possuem origem militar e são baseadas na conveniência.

Perda do apelo dos botões

Quando a produção em massa se iniciou no século 20, as jaquetas com botões funcionais sumiram das prateleiras. Elas eram muito conhecidas como "mangas de cirurgião" que podiam ser desabotoadas e enroladas para que os médicos conseguissem lavar até seus pulsos.

Fazendo buracos em botões funcionais

Jaquetas com botões funcionais na manga vêm com um preço. Alfaiates afirmam que esse tipo de botão apresenta problemas na hora de alterar o produto.

Pesadelos nos ajustes

Ajustar os ombros de uma jaqueta pode deixar os botões em uma parte muito alta da manga, enquanto encurtar a manga no pulso deixa os botões muito baixos. Se existe alguma vantagem nas jaquetas com botões que não abrem nem fecham é que eles são facilmente substituíveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article