Educação e ciência

Como a Terra se formou?

Escrito por laura reynolds | Traduzido por lucas borges

Outras pessoas estão lendo

Como a Terra se formou?

O gigante azul

Earth image by JMG from Fotolia.com

O início de tudo

Earth image by JMG from Fotolia.com

A formação da Terra -- e de bilhões de outros planetas, estrelas e corpos celestes variados no universo--é uma história de estar no lugar certo na hora certa. Como não se pode andar pra trás na história para ver o que aconteceu, você tem que depender dos melhores palpites dos cosmólogos e geólogos para chegar a um consenso da teoria da origem. A maioria das teorias concordam que a Terra foi formada a partir de uma junção de materiais de uma estrela. A "Teoria do Big Bang" baseia-se em que toda a matéria é advinda de uma grande explosão de matéria e outra teoria baseia-se em que a explosão veio do final de um colapso de um buraco negro quando a energia absorvida tornou-se maior que a gravidade de um buraco negro. Outra teoria afirma que o universo está em expansão para sempre e logo caindo em si mesmo, repetidamente jogando fora estrelas e planetas, e depois os atraindo novamente ao centro. Toda cultura tem sua própria mitologia sobre a origem do universo e a formação da Terra. Quando você le todas elas,entretanto, elas possuem semelhanças marcantes umas com as outras e com a teoria científica moderna.

Os primeiros passos

Earth image by JMG from Fotolia.com

Em menos de cinco milhões de anos atrás, uma estrela tornou-se uma super nova e explodiu, causando um maremoto de matéria. Algumas dessas matérias começaram a girar em volta, e a se misturar formando corpos incandescentes de hidrogênio e hélio. Um corpo gigantesco, nosso Sol, possuia massa suficiente para exercer gravidade necessária para reunir as nuvens gasosas de matéria em sua órbita. A combinação desta nuvem gasosa resultou em corpos menores, os quais orbitavam o Sol, esmagavam-se uns nos outros, formando corpos maiores que se tornaram planetas, asteróides e outros planetesimais e cometisimais. O terceiro maior corpo circulando o Sol, "prototerra", era uma bola de rochas derretidas borbulhando. Assim que começou a resfriár-se os metais mais densos fixaram-se no centro e mais leves deram origem a crosta. Quando o planeta esfriou, gases escaparam do centro por vulcões à superfície que expeliam vapor de água, dióxido de carbono, enxofre, nitrogênio,argônio e cloro para cima. Algumas colisões planetárias mais tarde, a "prototerra" teve vapor de água suficiente em sua órbita, que começou a formar-se a atmosfera. Se a atmosfera de Vênus e Marte são alguma indicação, a Terra tinha a massa planetária certa e estava longe o suficiente do sol para dispersar a maior parte do dióxido de carbono em sua atmosfera, e segurar uma atmosfera acolhedora composta de 75 por cento de nitrogênio e 25 por cento de oxigênio.

Bem-vinda, Terra

Earth image by JMG from Fotolia.com

Mais colisões planetárias ocorreram quando a Terra entrou em cena, contribuindo massa, vapor de água e uma lua para o seu progresso. Quando havia vapor de água suficiente acumulado na atmosfera, começou a chover, Propiciando o resfriamento da superfície. Água corrente formou canais e os oceanos enquanto a crosta dividiu-se e re-formou continentes gigantes de crosta sólida flutuando sobre o manto deslocado sobre o núcleo fundido. Todos os elementos estavam presentes, seja por acidente cósmico ou algum projeto, para a vida começar a se desenvolver no novo planeta que chamamos de Terra.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media