O que é a Terra Santa?

Escrito por erik steel | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A Terra Santa é um local no Oriente Médio que abrange grande parte do território que é atualmente o Estado de Israel (mas não necessariamente idêntico às suas fronteiras) e que é reivindicado total ou parcialmente como terra santa por várias religiões abraâmicas, incluindo judaísmo, islamismo, cristianismo e bahá'i. A Terra Santa, ao invés de ser um conceito geográfico moderno, é uma série de lugares baseados em eventos, tanto históricos como religiosos, que supostamente aconteceram lá, aliados à importância espiritual e política investida neles por várias pessoas.

Outras pessoas estão lendo

História - Judaísmo

A terra de Israel e particularmente a cidade de Jerusalém são os componentes mais importantes do judaísmo. Muitos creem que os judeus foram levados por Deus a Canaã, também chamada de "Terra Prometida", e que essa terra serviria de lar depois da libertação da escravidão do Faraó do Egito. Jerusalém foi o centro político e espiritual do antigo reino judeu. Ela era, em particular, o local do Templo, que era o ponto mais santo do judaísmo enquanto existiu. Uma pequena parte do Templo histórico, o Muro Ocidental, ainda está de pé em uma parte de Jerusalém chamada de Monte do Templo, que talvez seja a área mais disputada na Terra santa.

História - Cristianismo

Além da crença que a Terra Santa foi marcada para ser o lar dos "escolhidos" de Deus, os cristãos atribuem importância a Jerusalém por causa dos muitos eventos da narrativa da vida de Jesus que aconteceram lá. Isso inclui perseguir os agiotas do Templo quando visitava Jerusalém na juventude, e também os eventos que culminaram na crucificação. A "Via Dolorosa", a reconstrução do caminho pelo qual Jesus carregou a cruz, é um centro de peregrinação para os cristãos. Foi a importância da Terra Santa para os cristãos que iniciou as Cruzadas, uma série de conquistas que começaram em 1096 com o intuito de livrar a Terra Santa dos muçulmanos que viviam lá.

História - Islamismo

Jerusalém é o lugar de dois importantes sítios muçulmanos, a mesquita al-Aqsa, que é considerada o terceiro local mais santo pelo Islã, por dizerem que Maomé foi para lá durante a al-Isra wal-Miraj (ou "jornada noturna") e também a Domo da Rocha, um santuário construído no local de onde Maomé ascendeu aos céus. Muçulmanos também alegam que o lugar tenha sido importante para muitos de seus profetas, incluindo Salomão e Jesus.

Significância

Os judeus, que foram dispersos de Israel (então chamada Judeia) depois que esta foi conquistada pelos Babilônicos no primeiro século, sempre mantiveram sua ligação com a terra, e um movimento para levá-los de volta a ela (zionismo), sob a direção de Theodor Herzl, começou a ganhar forças no fim do século 19. De acordo com as Nações Unidas, houve um aumento da migração judia para o que era, então, o pedaço britânico colonial da Palestina no início do século 20, o que aumentou ainda mais com a perseguição nazista. Mais tarde, uma nova onda de judeus refugiados de guerra foram acomodados na área, depois da Segunda Guerra Mundial. O judeus que ali se estabeleceram entraram em conflito com os árabes muçulmanos e cristãos que já viviam na região. Problemas esses que só escalonaram depois da fundação do atual Estado de Israel e da guerra de 1967, durante a qual Israel anexou grande parte do território Palestino.

Efeitos

Conexões profundas e contraditórias, tanto religiosas como políticas, mantêm a Terra Santa impregnada de conflitos. O Monte do Templo seja talvez o local mais contencioso da Terra Santa, por ser reivindicado tanto pelos judeus, devido ao que restou do Templo fundado ali e pelos muçulmanos, por causa do santuário conhecido como Domo da Pedra que ali está localizado. Apesar de ter sido internacionalizada pelas Nações Unidas quando assumiu a responsabilidade política do território em 1947, um conflito aparentemente sem solução permanece no coração da contenda Israeli-Palestina, com líderes como Ehud Omert afirmando que nenhuma paz poderia ser alcançada se não houvesse concessão da área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível