×
Loading ...

Terrário de suculentas em frasco de vidro

Atualizado em 21 novembro, 2017

Um terrário permite que suculentas tenham um ambiente apropriado o ano todo. Esse habitat de crescimento autossuficiente requer pouco cuidado depois de construído. Um terrário aberto, sem tampa, funciona melhor para suculentas, que não crescem bem com umidade alta. Com alguns suprimentos básicos, você pode criar seu próprio terrário rapidinho.

Loading...

Acomode-o

Todo terrário começa com um grande recipiente transparente de vidro ou plástico para acomodar o substrato e as plantas. O tamanho e a forma ficam a seu critério. Quase tudo, desde aquários até grandes vasos servem, mas os recipientes altos proporcionam às suas plantas mais espaço para crescer. Fica mais fácil plantar as suculentas em recipientes com uma abertura ampla — grande o suficiente para colocar a mão dentro. Uma abertura estreita exige que você use pinças estreitas ou varas para colocar as plantas no terrário. Você não precisará de um recipiente com tampa, pois as suculentas precisam de um terrário aberto para crescer. Se você ainda não possui um recipiente adequado, dirija-se a uma loja de artesanato onde você encontrará uma variedade de vasos grandes, frascos e outros recipientes de vidro. Limpe cuidadosamente o recipiente com água morna e sabão antes do plantio. Enxágue bem o vidro para remover todo o sabão.

Monte a base

Uma vez que os terrários não possuem orifícios para drenagem, você precisa criar uma base para que o excesso de água escorra para o fundo e as plantas não acumulem muita umidade. Preencha até 25% do recipiente com pedras e adubo. Comece com uma camada de 3 a 7 cm de profundidade de rochas de aquário ou cascalho para criar uma área de drenagem. A profundidade depende da altura total do recipiente. Adicione uma camada de 1 cm de carvão vegetal, seguido de musgo esfagno ou tecido de náilon para evitar que o adubo caia nas rochas. Coloque pelo menos 4 cm de adubo esterilizado ligeiramente úmido.

Plante as suculentas

Ao escolher as suculentas, opte por variedades que cresçam lentamente e permaneçam pequenas. Considere a luz disponível onde você pretende exibir o seu terrário e combine o tipo de suculenta com essas condições. As suculentas Sedum spurium crescem cerca de 8 a 15 cm de altura, por exemplo, e gostam de muito sol. Decida como deseja organizar as suculentas antes de começar a plantar. Plantas maiores muitas vezes parecem melhores ao fundo ou no meio. Preencha com plantas menores ao redor das suculentas grandes para criar um arranjo agradável aos olhos. Plante as suculentas como você faria em qualquer recipiente — cave um pequeno orifício, coloque a planta e cubra as raízes com o adubo.

Cuide

As suculentas recém-plantadas precisam de um pouco de umidade no começo. Um borrifador funciona bem para adicionar apenas um pouco de umidade. Talvez você precise borrifar os dois primeiros dias para obter umidade suficiente. É sempre melhor começar com um pouco de água e adicionar mais, se necessário, uma vez que você não pode derramar diretamente a água no terrário sem desarrumar tudo dentro. Não deixe que mais de 5 mm de água se acumule no fundo do terrário. Como você cultivará suas suculentas em um terrário aberto, precisará prestar atenção ao nível de umidade. Posicione o terrário para receber a quantidade de luz solar necessária para a suculenta que você plantou. Evite áreas perto de fontes de calor ou outros locais quentes, pois ele pode danificar as plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...