Como testar se o aferidor de combustível está funcionando

Escrito por chris hoke | Traduzido por amanda nunes
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Como testar se o aferidor de combustível está funcionando
Existem alguns testes simples que você pode fazer para ver se seu aferidor está funcionando (fuel empty image by glgec from Fotolia.com)

Existem dois componentes do sistema de aferição de combustível: a unidade transmissora, que mede a quantidade de combustível no tanque, e o próprio aferidor que mostra a quantidade de combustível para o motorista. Quando o aferidor, a unidade transmissora, ou a fiação exigida entre eles não funciona corretamente, o aferidor de combustível lê erroneamente ou simplesmente não funciona. Existem alguns testes simples que você pode fazer para ver se seu aferidor está funcionando.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Carro
  • Aferidor de combustível
  • Manual de serviços
  • Fios para ligação

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Instruções

  1. 1

    Assegure-se que todas as conexões elétricas (tanto na parte posterior do aferidor e na unidade transmissora) estejam limpas, justas e livres de poeira e corrosão. Verificar a fiação na parte posterior do aferidor pode exigir passar por baixo do painel de instrumentos, remover o painel ou o aferidor. A unidade transmissora está localizada no tanque de combustível e, em muitos veículos, está acessível embaixo do banco traseiro ou do porta-malas. Consulte seu manual de serviços se você não tiver certeza de como acessar a parte traseira do aferidor ou a unidade transmissora.

  2. 2

    Ligue e desligue a ignição várias vezes seguidas e note se a agulha se mexe. Se não houver movimento, verifique o fusível. O painel de fusíveis pode estar localizado embaixo do capô ou do painel de instrumentos. Cada fusível deve ser rotulado com uma taxa de amperagem e um número ou série de letras indicando qual circuito ele protege. Procure em seu manual de serviços para determinar onde está seu painel de fusíveis e qual controla o sistema de aferição de combustível. Substitua o fusível se ele estiver ruim, certificando-se que o fusível substituto tenha a taxa de amperagem correta.

  3. 3

    Conecte os fios para ligação na chave de ignição e no terminal posterior ao aferidor de combustível, depois ligue o veículo. Se o aferidor agora funcionar, substitua a fiação defeituosa entre o aferidor e a chave de ignição.

  4. 4

    Fixe o aferidor ao soldar ou grampear uma extremidade do fio de ligação no terminal de fixação do aferidor e a outra extremidade em um ponto de contato limpo na armação do carro, depois ligue o veículo. Se o aferidor começar a funcionar, substitua a fiação de fixação do aferidor de combustível.

  5. 5

    Fixe a unidade transmissora com o fio de ligação usando o método descrito no passo anterior. A unidade transmissora pode ser fixada ao ligar o fio para ligação ao exterior do tanque de combustível da estrutura do veículo. Substitua o fio de fixação da unidade transmissora se o aferidor começa a funcionar.

  6. 6

    Desconecte o fio que conecta o aferidor de combustível para a unidade transmissora, depois ligue o veículo. Se o aferidor de combustível lê que o tanque está cheio, isso indica um problema com a unidade transmissora ou no mecanismo do tanque. Se o aferidor continua a ler que o tanque está vazio, é mais provável que você tenha um aferidor defeituoso que precisa ser substituído.

Dicas & Advertências

  • Depois de substituir o aferidor de combustível, ainda existir um problema com a leitura do combustível, consulte um mecânico.
  • Assegure-se que haja combustível no tanque antes de começar esses passos.
  • Desconecte a bateria do seu carro antes de lidar com fios potencialmente ativos.

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