×
Loading ...

Como testar balastros fluorescentes

Atualizado em 20 julho, 2017

Quando uma lâmpada fluorescente está zumbindo, piscando ou não liga, o balastro (reator) pode estar com defeito. Um eletricista qualificado pode solucionar com segurança problemas em sua fiação. Se você quer realizar o conserto sozinho, abrir a fiação, examinar e testar o balastro pode ajudar a determinar o que está causando o problema.

Instruções

Faça o teste de continuidade com um multímetro digital (digital multimeter 3 image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Desligue a energia enquanto estiver consertando a lâmpada fluorescente.

    Loading...
  2. Abra a lente e retire as lâmpadas e a cobertura do balastro. Se você notar qualquer sinal evidente de desgaste no reator, como rachaduras ou vazamentos, ele precisa ser substituído.

  3. Verifique se há fios soltos ou expostos. Certifique-se de que todos os fios estão fazendo conexões adequadas que seguem o diagrama mostrado no seu balastro.

  4. Ajuste o multímetro na função continuidade. Coloque um dos pinos no fio de energia do balastro e o outro no fio neutro. Em um reator, os fios azuis ou amarelos estão ligados a energia e o branco é o neutro. Se o multímetro não acender ou acionar o bip, algum problema está mantendo o circuito elétrico aberto e o balastro deve ser substituído.

  5. Recoloque a tampa do reator e a lâmpada antes de voltar a ligar a energia.

Loading...

Aviso

  • Se a fiação está soltando fumaça, faíscas ou molhada, não tente efetuar nenhum reparo e chame um eletricista.

O que você precisa

  • Multímetro digital

Referências

Loading ...
Loading ...