Mais
×

Como testar baterias de luzes de emergência

Atualizado em 23 março, 2017

As luzes de emergência são necessárias caso houver falhas no fornecimento de energia doméstica. É importante que você mantenha-as em um local de fácil acesso e que cada membro da família saiba onde está, em caso de necessidade de encontrá-las no escuro. É sensato verificar regularmente suas baterias, pois não seria interessante descobrir que elas estão descarregadas quando você precisar delas com urgência. Enquanto você pode simplesmente ligar as luzes de emergência para testar se elas funcionam, um método mais preciso é usar um multímetro para testar a capacidade de miliamperes (mAh).

Instruções

Teste suas baterias de luz de emergência utilizando um multímetro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Abra o compartimento da bateria em suas luzes de emergência. Todas variam uma das outras. Em algumas, será necessário remover a parte superior que contém a lâmpada, em outras você precisará remover um painel lateral ou a sua base. Use uma chave de fenda, se necessário, para abrir e remover o painel.

  2. Retire as baterias da luz de emergência. Coloque-as sobre uma mesa. Você precisará testar cada bateria separadamente, pois todas precisam ter cargas iguais. Uma bateria ruim afetará a potência das outras.

  3. Olhe o rótulo de uma das baterias para determinar sua mAh quando totalmente carregada. É geralmente impressa perto de onde a tensão e o tipo da bateria é informada. Se o mAh não é mencionado, você poderá testar a tensão da bateria em vez disso, mas não é tão preciso, pois ela só permanece constante até que a bateria fique 75 % descarregada; o mAh cai como a medida que a bateria é usada. Anote o mAh ou a tensão, conforme o caso.

  4. Defina seu multímetro para medir mAh, caso ele esteja na etiqueta da bateria. Se não, em seguida, defina o medidor para medir a tensão.

  5. Coloque as sondas de metal nas extremidades dos dois arames coloridos do medidor. Coloque a sonda vermelha no terminal da bateria com o sinal de mais e a sonda preta no terminal marcado com um sinal de menos.

  6. Verifique a leitura do medidor. O mAh deverá ter o mesmo valor que o mAh impresso na etiqueta da bateria, se a mesma estiver totalmente carregada. Se você estiver usando a tensão, deverá ter a mesma tensão impressa no rótulo, a menos que a bateria esteja quase descarregada. Se a tensão for menor do que na etiqueta da bateria, deverá substitui-las.

  7. Calcule a porcentagem de mAh restante em sua bateria, dividindo o valor mostrado na leitura do medidor pela mAh da etiqueta da bateria e multiplicando por 100. Por exemplo, se a leitura der 500 mAh e a etiqueta da bateria é de 1.000 mAh, então 500 dividido por 1.000 é igual a 0,5, multiplicado por 100 é igual a 50. Isso significa que você tem 50% da capacidade. Anote o percentual.

  8. Repita o processo com todas as baterias. Anote as percentagens e compare-as. Eles precisarão estar praticamente na mesma porcentagem. Se uma estiver 10% mais baixa do que as outras você precisará fazer a sua substituição. Se a percentagem de mAh restante for inferior a 50%, faça as substituições.

Dicas

  • Se você precisar substituir qualquer uma das baterias, é recomendável substituir todas ao mesmo tempo.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Multímetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article