Como testar a bobina de ignição de um Honda Civic 1995

Escrito por tim petruccio | Traduzido por jacques baroukh aben athar de alcantara
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Como testar a bobina de ignição de um Honda Civic 1995
O modelo Honda Civic 1995 inclui os modelos DX, EX, LX, Si e VX (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

O Honda Civic chegou ao mercado em 1973. O modelo de 1998 era equipado com um motor 1.5 com quatro cilindros. Tanto o motor VTEC 1.5, quanto o VTEC 1.6 eram opcionais no modelo do Civic de 1995. A ignição é conhecida como sistema de ignição eletrônica Pgm-ig. A bobina de ignição é parte da montagem do sistema de distribuição desse modelo, e está localizada na parte superior esquerda (estando de frente ao capô) do motor. Testes com bobinas de ignição devem ser feitos com a chave de partida removida da ignição.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Fita crepe
  • Caneta preta permanente
  • Multímetro
  • Chave Philips

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Instruções

  1. 1

    Abra o capô do Civic e levante a haste lateral para mantê-lo aberto. Marque os fios da tampa do distribuidor com fita crepe, envolvendo-os. Numere os fios de um a quatro, correspondendo aos números estampados na tampa do distribuidor. Remova os fios dos plugues da vela da bobina de ignição; para tanto, torça-os levemente e puxe-os para longe da bobina.

  2. 2

    Remova os parafusos da tampa do distribuidor com a chave Philips. Remova então a tampa e a borracha de vedação que fica entre a tampa e o corpo do distribuidor. Remova os dois parafusos que seguram os fios nos terminais A e B e, então, remova o fio preto e amarelo do terminal A. Faça o mesmo para o fio branco e azul no terminal B.

  3. 3

    Selecione no seu multímetro a opção de medida em ohms (por vezes indicada pelo simbolo ômega). Instale o jacaré vermelho do multímetro no terminal A e o jacaré preto no terminal B. Isso é chamado de medida de bobina primária. A medida da resistência nesse teste deve ficar entre 0,6 e 0,8 ohms. Se o nível de resistência no distribuidor não estiver nesse limite, a bobina deverá ser substituída.

  4. 4

    Instale o fio preto e amarelo no terminal A, e o branco e azul no terminal B. Aparafuse-os bem com a chave Philips. Instale os jacarés do multímetro novamente no distribuidor. O resultado desse teste deve resultar em uma resistência entre 12.800 e 19.800 ohms. Se a medida de resistência desse teste não estiver dentro desse limite, a bobina deverá ser substituída.

  5. 5

    Instale a borracha de vedação no distribuidor após a conclusão do teste. Instale a tampa do distribuidor e aperte os parafusos com a chave Philips. Instale os fios da vela de ignição de volta à tampa, de acordo com os números previamente marcados nos fios.

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