×
Loading ...

Como testar a bobina de um motor de popa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um motor de popa funciona independente de outros dispositivos mecânicos ou elétricos a bordo. A bobina é uma parte crítica do sistema de ignição de um motor de popa. Ela é constituída por um circuito primário e um secundário. Se estiver com defeito, o motor vai girar, mas não dará partida -- ou não vai funcionar corretamente. Se o motor não der partida ou operar em condições ruins -- com estampidos e guinadas --, teste a resistência da bobina usando um voltímetro. Os valores dados por um medidor de voltagem estão em ohms (unidade de resistência no Sistema Internacional).

Instruções

A bobina de um motor de popa deve estar funcionando bem, para que ele dê a partida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desconecte os fios dos terminais positivos e negativos da bobina. Eles estão ligados ao circuito primário e este está ligado à bateria, que cria uma carga.

    Loading...
  2. Desligue a vela de ignição da torre da bobina. Essa torre está ligada ao circuito secundário, que envia a carga elétrica da bobina para o distribuidor, onde a tensão é, então, enviada para as velas de ignição, para acionar o motor. Não teste a bobina com qualquer desses fios ligados nela.

  3. Ligue o voltímetro. Gire o botão na face do medidor para ohms, não para tensão CC ou CA. Você está testando a resistência, não a "amperagem" ou a corrente. Olhe para a tela, se o medidor tiver uma. Se uma ferradura de cabeça para baixo aparecer, o medidor estará pronto para ler ohms (resistência). Para um motor de popa, gire o botão do medidor para 200. Outras opções incluem 2.000, 20.000 ou maiores. Esses valores são muito altos.

  4. Teste o circuito primário. Coloque uma sonda do medidor no terminal positivo e a outra no negativo. É irrelevante qual sonda toca qual terminal, porque você está testando um circuito. Os valores de um motor de popa devem situar-se entre 0,02 e 0,04. Se os ohms não estiverem dentro dessa faixa, a bobina está com problemas.

  5. Teste o circuito secundário. Coloque a sonda negativa -- geralmente preta -- no terminal negativo e a positiva -- normalmente vermelha -- na torre da bobina. O multímetro deve marcar entre 8 e 11. Se a resistência do circuito secundário não estiver dentro dessa faixa, a bobina está com problemas.

Loading...

O que você precisa

  • Voltímetro ou multímetro portátil

Referências

Loading ...
Loading ...