×
Loading ...

Como testar um cabo USB

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os cabos USB são uma maneira comum de conectar periféricos a computadores e a outros aparelhos eletrônicos, como videogames. Embora eles existam em diversas formas e tamanho, a função é basicamente a mesma. Capazes de carregar o aparelho que você conecta ao seu computador, eles são muito práticos. Testar o funcionamento de um cabo USB é uma coisa fácil de se fazer e leva apenas alguns minutos se você tiver um aparelho para testá-lo.

Instruções

Teste o funcionamento dos seus cabos USB (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Confira se o cabo USB não tem nenhum corte ou desfiamento. Um cabo danificado é perigoso e nunca deve ser utilizado.

    Loading...
  2. Conecte o computador em uma das extremidades do cabo através de uma entrada USB do seu computador. Essa extremidade tem formato retangular, e o lado do cabo com a linha correndo do centro é sempre virado para baixo.

  3. Conecte na outra extremidade do cabo USB um aparelho compatível com a entrada USB. Opções de aparelhos são discos rígidos externos, câmeras, alguns controles de videogame e outros periféricos de computador.

  4. Ligue o seu computador. Todos os computadores modernos com uma entrada USB hoje em dia automaticamente instalam o driver necessário para executar o periférico quando conectado. Se o cabo USB estiver funcionando corretamente, ele se ligará juntamente com o seu computador ou logo em seguida. Você deverá receber uma mensagem dizendo que a instalação do software foi concluída para o aparelho, isso é normal.

  5. Confira para ver se o aparelho funcionou como deveria. Se não, teste o cabo com outro periférico para garantir que o problema é do cabo e não do periférico. Se ele não funcionar, tente em outra entrada USB no seu computador para garantir que o seu computador não está estragado antes de achar que o seu cabo que está estragado e jogá-lo fora.

Loading...

Dicas

  • Sempre ejete corretamente qualquer aparelho de memória do seu computador antes de removê-lo fisicamente da entrada USB. Isso evita que os arquivos no aparelho sejam corrompidos.

O que você precisa

  • Computador
  • Aparelho compatível com entrada USB

Referências

Loading ...
Loading ...