Mais
×

Como testar um cartão SD

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você comprou um cartão de memória SD de secunda mão para economizar algum dinheiro, provavelmente você irá querer testar o cartão antes de usá-lo para assegurar que ele funciona apropriadamente. Enquanto cartões de memória beneficiam-se de uma grande vida útil, como qualquer memória flash, ele não durará para sempre. Cartões defeituosos podem levar à perda de dados, então verificar um cartão antes que você realmente o use pode assegurar que você não termine perdendo arquivos importantes e informação.

Instruções

Os cartões SD são comumente utilizadas para armazenar dados em eletrônicos portáteis, como câmeras digitais (sd slot image by TEA from Fotolia.com)
  1. Vire a chave de bloqueio na parte da frente do cartão SD para desbloqueá-lo.

  2. Insira o cartão SD na entrada correspondente de seu computador ou, se você não têm essa conexão, coloque-o primeiramente no adaptador e conecte o adaptador em uma das entradas USB de seu computador. Insira o cartão firmemente, pressionando-o para que ele se encaixe na entrada.

  3. Abra o cartão de memória clicando no ícone do logo do Windows no desktop, selecionando "Meu computador" do menu Iniciar e clique duas vezes no ícone do cartão SD. Isto mostrará o conteúdo do cartão SD, caso haja algo armazenado nele.

  4. Clique e arraste qualquer ícone da área de trabalho para a janela do cartão de memória para copiar os dados para ele. Delete o arquivo do cartão clicando nele e pressionando o botão "Delete" no teclado. Se o cartão funcionar apropriadamente, os dados serão facilmente salvos e excluídos do cartão.

  5. Retorne para o menu Meu Computador e clique com o botão direito no ícone do cartão SD. Selecione "Propriedades".

  6. Clique na aba "Ferramentas" e escolha "Verificar agora" abaixo da área de verificação de erros do menu.

  7. Selecione ambas as opções para corrigir e procurar por erros, então clique no botão "Iniciar" para verificar quaisquer outros problemas no cartão.

Dicas

  • Você também pode testar seu cartão SD conectando-o ao dispositivo que você deseja usar com ele, salvando dados no cartão, removendo o cartão do dispositivo por alguns minutos, reinserindo-o e checando se os arquivos ainda estão lá.

O que você precisa

  • Microsoft Windows XP, Vista ou Windows 7
  • Adaptador SD-USB
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article