×
Loading ...

Como testar componentes eletrônicos com um multímetro

Atualizado em 17 abril, 2017

Caso precise descobrir como componentes eletrônicos ou circuitos funcionam, pode-se facilmente testá-los em casa com um multímetro. Três componentes eletrônicos primários são usados em circuitos. O capacitor guarda a energia em um campo elétrico, o indutor guarda a energia em um campo magnético e um resistor aumenta a diferença do potencial entre dois pontos.

Instruções

Multímetro digital padrão (Digital Multimeter image by TekinT from Fotolia.com)
  1. Teste o resistor ligando o multímetro na configuração do resistor (indicado pelo símbolo ômega). Coloque o botão na configuração mais baixa acima da resistência do componente (que pode ser checada através da leitura das faixas de cores). Se não estiver especificado, coloque o botão na configuração mais baixa.

    Coloque uma sonda de cada lado do resistor, geralmente em ligações estendidas. Se a medida não for conclusiva (indicada por um zero ou um valor muito alto), ajuste o botão para cima ou para baixo da magnitude conforme necessário.

    Resistores são componentes eletrônicos que resistem ao fluxo de corrente elétrica para aumentar a tensão. São usados para controlar a tensão ou a corrente.

    Loading...
  2. Teste um capacitor ligando o multímetro na configuração de capacitor (indicado pela letra "C"). Coloque-o na configuração mais baixa depois da capacitância do componente (que pode ser checada através da leitura das faixas de cores). Se não estiver especificado, coloque na configuração mais baixa.

    Coloque uma sonda em cada lado do capacitor, geralmente em aberturas rebaixadas. Se a medida não for conclusiva (indicada por um zero ou valores muito altos), ajuste o botão para cima ou para baixo conforme necessário.

    Capacitores armazenam energia em um campo elétrico e são usados para armazenar carga para depois ou para controlar a corrente.

  3. Teste um indutor ligando o multímetro na configuração de indutor (indicado pela letra "H"). Coloque o botão na configuração mais baixa acima da indutância do componente (que pode ser verificada através da leitura das faixas de cores). Se não estiver especificado, coloque na configuração mais baixa.

    Coloque uma sonda de cada lado do indutor, geralmente em ligações estendidas. Se a medida não for conclusiva (indicada por um zero ou por valores muito altos), ajuste o botão para cima ou para baixo, de acordo com a necessidade.

    Indutores armazenam energia em campos magnéticos gerados pela corrente passando nas bobinas. Podem ser usados para armazenar energia ou controlar a corrente elétrica.

Loading...

Dicas

  • Coloque as ligações vermelha e preta nas suas respectivas tomadas no multímetro. Indutores e resistores muito pequenos com uma resistência com menos de 100 ohms vão apresentar um curto circuito.
  • Multímetros analógicos mostram o valor da unidade medida ao mover o ponteiro na escala impressa, enquanto os multímetros digitais são mais precisos e mostrarão os resultados em uma tela LCD ou LED.

Aviso

  • Descarregue os capacitores antes de testá-los, pois eles nem sempre irão descarregar sozinhos.
  • Nunca toque um circuito fechado com as mãos enquanto estiver em contato com uma fonte de energia.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Ligações vermelhas e pretas
  • Capacitor, resistor ou indutor

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...