Como testar um controlador de velocidade para um motor sem escovas

Escrito por jay macgruber | Traduzido por andressa gonzalez
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Como testar um controlador de velocidade para um motor sem escovas
Gaste menos tempo na parada e mais tempo dirigindo sua unidade de rádio-controle (Digital Multimeter image by TekinT from Fotolia.com)

Há 25 anos, controladores eletrônicos de velocidade (ESC) são encontrados em lojas de passatempos de rádio-controlados (RC). Antes disso, os controladores mecânicos de velocidade eram a única opção. ESCs atuais utilizam microcontroladores para extrair o total desempenho do motor. Esses dispositivos podem ser muito complicados de configurar e operar. Eventualmente, é necessário testá-los, para verificar se funcionam corretamente, antes de usá-los em uma corrida.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Transmissor RC
  • Receptor RC
  • 2 embalagens de baterias de polímeros de íons de lítio
  • Motor sem escovas
  • Manual de instrução do ESC

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Instruções

  1. 1

    Conecte o controlador eletrônico de velocidade à conexão de aceleração do receptor. Certifique-se de que os interruptores no ESC estejam na posição desligada. Conecte a saída do ESC ao motor. Motores sem escovas possuem três conectores, um para cada fase. Essas conexões determinam a rotação do motor.

  2. 2

    Ligue o transmissor RC, para verificar se as baterias estão carregadas. Conecte a bateria de polímeros de íons de lítio ao ESC. Observe se o acelerador do transmissor está no zero.

  3. 3

    Leia o manual de instruções do ESC e siga adequadamente a sequência de programação de energia. Para a maioria das unidades, ligue a força do ESC no interruptor e segure o botão de ajuste até que um som seja emitido ou uma luz acenda. Pressione o acelerador 100% para a frente e solte-o. Empurre o acelerador totalmente no sentido inverso e solte-o.

    O controlador deverá emitir um som ou acender uma luz, indicando a calibração adequada. Ao pressionar o acelerador agora irá guiar o controlador e girar o motor. Se o motor não estiver girando na direção desejada, desligue o ESC e desvie um dos dois fios de saída para o motor.

  4. 4

    Volte a ligar o ESC e verifique se o motor agora gira na direção desejada. Com esse procedimento, o correto funcionamento está assegurado.

Dicas & Advertências

  • Nunca conecte a bateria no ESC com o transmissor desligado.
  • Nunca encurte os terminais da bateria.

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